• Início
  • Notícias
  • Crianças, gestantes e idosos podem se vacinar contra gripe no Hospital

Notícias

Crianças, gestantes e idosos podem se vacinar contra gripe no Hospital

Publicada em 25/04/2011 às 00h

Imunização será realizada no Posto de Vacinação, no térreo, das 8h às 17h Imunização será realizada no Posto de Vacinação, no térreo, das 8h às 17h

O próximo sábado (30) será o “Dia D” da campanha nacional de vacinação contra a gripe e o Hospital Unimed JP participará da mobilização imunizando crianças (entre seis meses a a 1 ano, 11 meses e 29 dias), idosos e gestantes.

A vacina, que protege contra a gripe comum e a do tipo H1N1, será aplicada no Posto de Vacinação, no térreo do Hospital, das 8h às 17h, em qualquer pessoa dentro do público-alvo da campanha, independentemente de ser cliente ou não da Unimed João Pessoa.

Para receber a vacina é necessário, apenas, apresentar o cartão de vacinação da criança. Nos casos de gestantes e idosos, é importante apresentar o RG.

A vacinação no Hospital Unimed JP é realizada pela Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP, em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

PROTEÇÃO

A gripe suína se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, assustando muita gente. As mortes provocadas pela doença resultaram em uma verdadeira corrida na busca da imunização, no ano passado. 

A H1N1 é uma doença respiratória causada pelo vírus H1N1. A transmissão ocorre, principalmente, por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas. A doença é causada por diferentes subtipos do vírus influenza. Os sintomas são: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Em qualquer um desses sintomas o ideal é procurar um médico para fazer o acompanhamento.

A Influenza, de uma forma geral, pode evoluir e trazer complicações como pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão, que são mais comuns nos grupos de idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis.

De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas com mais de 60 anos correm maior rico de ter complicações ao contrair o vírus da gripe comum. A doença pode evoluir e causar até a morte. Já no caso da influenza A H1N1, a gripe suína, o risco se estende para outros grupos como gestantes e crianças.