• Início
  • Notícias
  • Crianças estão mais expostas aos efeitos da radiação solar; confira dicas

Notícias

Crianças estão mais expostas aos efeitos da radiação solar; confira dicas

Publicada em 27/01/2010 às 11h

Unimed JP disponibiliza dicas em áudio para aproveitar verão com saúde Unimed JP disponibiliza dicas em áudio para aproveitar verão com saúde

Cerca de 80% da radiação solar que uma pessoa toma durante toda a vida ocorre antes dos 18 anos de idade, segundo especialistas. Isso porque além de estarem mais tempo expostos ao sol do que os adultos, crianças têm pele mais fina e mais clara - e, portanto, mais sensível.

Como o efeito cancerígeno da radiação UV se soma durante toda a vida, é fácil compreender que a proteção na infância é fundamental. De fato, estudos mostram que a exposição solar excessiva e desprotegida durante a infância se relaciona ao aparecimento de melanoma na vida adulta. Por isso, a prevenção é fundamental.

N o portal da Unimed, o internauta pode conferir várias dicas para que ele e sua família possam aproveitar a estação mais quente do ano, e também a mais divertida, com saúde. 

As dicas de saúde em áudio podem ser ouvidas, clicando na seção “Verão Saúde”, que está disponível no canto direito da página principal do site. Essas orientação estão sendo veiculadas em rádios de João Pessoa.

Além dessas, a Unimed JP disponibiliza várias outras dicas relacionadas à saúde, como importância da amamentação, alimentação saudável, exercícios físicos, entre outras.Para acessar as dicas, clique aqui.

DICAS

Crianças adoram brincar sob o sol, mas é necessário fazê-las entender que isso pode prejudicar sua saúde no futuro. Tudo bem, tarefa impossível. Então a responsabilidade dos cuidados sobra para os pais. Por isso, preste atenção a essas recomendações, ainda mais importantes nesta época de verão:

1. Evite os horários de pico do sol, entre 10h e 16h. Se vocês não saírem da praia ou da piscina nesse horário, estimule seus filhos a brincarem sob um guarda-sol.

2. Use filtro solar com FPS 30, no mínimo, e que proteja contra UVA e UVB. O produto deve ser aplicado antes de sair de casa, em grande quantidade. Se o seu filho for se molhar, use filtro à prova d´água. Reaplique a cada 2 ou 3 horas ou ainda antes se ele suar ou se molhar. Use também protetor labial. Uma dica: se os olhos do seu filho ardem quando o filtro é aplicado perto das pálpebras, experimente usar o protetor labial na pele próxima à pálpebra inferior. Crianças menores de 6 meses não devem usar filtro solar. Mas também não devem ficar expostas diretamente ao sol forte. Se for inevitável sair sob o sol, cubra a pele da criança e use uma sombrinha.

3. Use uma camiseta. Para incrementar a proteção, escolha roupas feitas com tecidos especiais que protegem mais contra os raios ultravioleta.

4. Use um chapéu, de preferência com abas largas e que proteja orelhas e pescoço. Se o seu filho achar fora de moda e não concordar de jeito nenhum, ofereça um boné.

5. Estimule a criança a usar óculos de sol que garanta proteção UV. Além de câncer de pele, o excesso de sol predispõe a catarata. Se seu filho for contra, experimente deixá-lo escolher a armação.

Informações do site da Revista Veja.