As crianças do Hospital Pediátrico Unimed receberam uma visita especial que promoveu momentos de alegria e brincadeiras, através do projeto Pet Terapia Unimed JP. Um grupo de voluntários, formado por profissionais de saúde e de outras áreas, levaram seus cães para interagir com os pequenos pacientes da unidade.
A atividade foi realizada no dia 13 deste mês e fez parte da programação de Páscoa. Os cães circularam com seus tutores, visitando as crianças que aguardavam atendimento e também as que estavam na enfermaria do hospital. Ao receber os animais, o medo e a tristeza por estar em um ambiente hospitalar, davam lugar a risos e a curiosidade de interagir com os visitantes especiais.
A visita de pets no ambiente hospitalar é um exemplo de Terapia Assistida por Animais (TAA). De acordo com o médico cooperado da Unimed JP, Eduardo Sérgio, responsável pelo projeto, essa abordagem terapêutica é preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e promove bem-estar físico, mental e social, além de ser também uma forma de humanização na assistência à saúde.
“A presença de animais, frequentemente cães, é uma fonte de conforto tanto para os pacientes quanto para seus acompanhantes. Estudos têm demonstrado os benefícios biopsicossociais da interação pessoa-animal proporcionada pela TAA, incluindo a socialização, psicoterapia, redução da ansiedade e melhoria da qualidade de vida dos pacientes”, explicou o médico.
O projeto Pet Terapia Unimed JP é uma iniciativa aprovada pelo Conselho de Administração da Unimed João Pessoa e todos os animais participantes estão com condições de saúde adequada para o ambiente hospitalar, com exames e vacinação atualizados, além de autorização de médico veterinário.
Para a coordenadora administrativa do hospital, Monique de Fátima, os momentos com os petos através do projeto trazem mais alegria ao ambiente hospitalar, seja para os pacientes ou até mesmo para os funcionários. “A ciência descreve bem os benefícios do contato das crianças com os pets, mas presenciar esses benefícios, ver ao vivo isso acontecer, é realmente um espetáculo. Esse momento, reduz a ansiedade, a tristeza, o medo, melhora o humor, traz felicidade e interação”, acrescentou.