• Início
  • Notícias
  • Criança com suspeita de puberdade precoce deve procurar médico

Notícias

Criança com suspeita de puberdade precoce deve procurar médico

Publicada em 11/02/2014 às 14h

Ginecologista Maria da Penha escreveu artigo sobre puberdade precoce na Coluna Unimed Ginecologista Maria da Penha escreveu artigo sobre puberdade precoce na Coluna Unimed

Desenvolvimento das glândulas mamárias (telarca) e aparecimento de pelos nas axilas e vulva (pubarca) antes dos 8 anos de idade podem ser sinal de puberdade precoce. No entanto, para detectar a puberdade precoce é necessário uma avaliação de um ginecologista.

Segundo artigo da ginecologista Maria da Penha, publicado no último domingo, 12,3% das meninas cuja puberdade se iniciou entre 6 e 8 anos de idade apresentam doenças endócrinas. "Sinais isolados de telarca ou pubarca podem estar presentes sem que haja associação com o aumento significativo da velocidade óssea, não havendo necessidade de tratamento", explicou.

Segundo o artigo, é importante impedir o aparecimento e a instalação dos ciclos menstruais até as idades entre 8 e 10 anos, pois se observa que as meninas que menstruam nesse período tem uma perda entre 10 e 12 centímetros na estatura final.

O artigo Puberdade Precoce, escrito pela cooperada Maria da Penha Pessoa Silva, foi publicado na Coluna Unimed Saúde no último domingo. A coluna é publicada no Jornal da Paraíba e Correio da Paraíba. O artigo também fica disponível no Portal Unimed JP, clique aqui.