Desenvolvimento das glândulas mamárias (telarca) e aparecimento de pelos nas axilas e vulva (pubarca) antes dos 8 anos de idade podem ser sinal de puberdade precoce. No entanto, para detectar a puberdade precoce é necessário uma avaliação de um ginecologista.
Segundo artigo da ginecologista Maria da Penha, publicado no último domingo, 12,3% das meninas cuja puberdade se iniciou entre 6 e 8 anos de idade apresentam doenças endócrinas. "Sinais isolados de telarca ou pubarca podem estar presentes sem que haja associação com o aumento significativo da velocidade óssea, não havendo necessidade de tratamento", explicou.
Segundo o artigo, é importante impedir o aparecimento e a instalação dos ciclos menstruais até as idades entre 8 e 10 anos, pois se observa que as meninas que menstruam nesse período tem uma perda entre 10 e 12 centímetros na estatura final.
O artigo Puberdade Precoce, escrito pela cooperada Maria da Penha Pessoa Silva, foi publicado na Coluna Unimed Saúde no último domingo. A coluna é publicada no Jornal da Paraíba e Correio da Paraíba. O artigo também fica disponível no Portal Unimed JP, clique aqui.