A orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que casos de coronavírus (Covid-19) sem gravidade sejam tratados em casa. Somente em situações mais graves haverá internação hospitalar. Mas, como identificar se você precisa de cuidado médico no momento? Fique atento às recomendações.
SINTOMAS
Os sintomas do Covid-19 podem se confundir com o de outras doenças respiratórias. A maior parte das pessoas vai ficar bem e os sintomas devem durar de uma semana a 10 dias.
- Febre, em geral a cima dos 37,8º
- Tosse constante
- Falta de ar
- Dores musculares
COMPLICAÇÕES
As complicações são incomuns, mas podem acontecer com pessoas de mais idade ou com doenças como diabetes, hipertensão ou cardiopatia. Estima-se que 80% das pessoas que tiverem a doença causada pelo coronavírus não apresentaram complicações.
QUANDO PROCURAR UM HOSPITAL?
Se você tiver sintomas leves, é importante não buscar um hospital para não disseminar o vírus ou não contrair outras doenças durante o atendimento. A recomendação é procurar seu médico e fazer o tratamento em casa. Mas, há casos que você precisará de uma atenção médica maior*. Veja quais:
Possibilidade 1- Se a febre persistir por mais de 3 dias. Tosse mais cheia e com catarro mais espesso.
Possibilidade 2- Se viajou ao exterior ou Estados brasileiros com área de transmissão e tem febre associada a mais um dos sintomas.
Possibilidade 2- Se teve contato com caso suspeito ou confirmado e tem um dos sintomas.
* Esses critérios podem ser alterados de acordo com a evolução dos casos no mundo.