Cerca de mil pessoas devem participar, neste domingo, da Corrida do Feijão. A iniciativa, que será realizada na orla da Capital, está sendo organizada pela Unimed JP em parceria com a Federação Paraibana de Atletismo.
Diversas autoridades estarão presentes à Corrida. Entre elas, o nadador Kaio Márcio, embaixador dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM); Wagner Caetano, secretário nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria-Geral da Presidência da República; Gianna Sagazio, coordenadora da Unidade de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Capacidades do PNUD; Ana Rosa Soares, oficial de Avaliação e Monitoramento do PNUD; e Maria Aparecida Udenal, coordenadora do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Nós Podemos Paraná.
A concentração para a Corrida do Feijão terá início às 5h30, no Busto de Tamandaré, e a largada está marcada para as 7 horas. Os participantes correrão até o Hotel Íbis e retornarão para o ponto de largada, cumprindo um percurso de 5 quilômetros.
Os corredores terão toda a estrutura necessária para garantir a total segurança durante o evento. O percurso será interditado e sinalizado com cones de trânsito para evitar o fluxo de carros. Além disso, a Cooperativa irá distribuir água mineral e frutas para os corredores, que estarão devidamente identificados com camisetas e numeração específica.
Os três primeiros colocados de cada categoria, subdivididas em masculina a feminina serão contemplados com troféus. Também serão distribuídas 200 medalhas para os outros homens (100) e mulheres (100) com melhor colocação.
A camiseta e a numeração dos corredores podem ser pegas na Sede da Unimed JP, até as 18h desta sexta-feira, ou no dia da corrida (20), no Busto de Tamandaré, a partir das 5h30.
O objetivo do evento é fortalecer o volume de arrecadações da Campanha Natal pela Vida na Unimed JP, que tem por meta este ano a conquista de 100 toneladas de alimentos, e com isso beneficiar mais famílias paraibanas carentes.
SOLIDARIEDADE
Em torno de 50 comunidades da Grande João Pessoa e 10 de quatro municípios do interior - Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras – serão beneficiadas este ano. Elas foram definidas a partir de um levantamento feito pelo Coep. Durante todo o ano, uma equipe da entidade fez um levantamento para identificar comunidades abaixo da linha da pobreza. Entre os beneficiados, também estão as comunidades e instituições atendidas pelo Instituto UniGente, responsável pela coordenação do Natal pela Vida na Unimed JP.
O Natal pela Vida é realizado há 10 anos pela Rede Nacional de Mobilização Social Coep e pelo Sistema Correio de Comunicação em parceria com a Unimed JP e diversas outras instituições e empresas da Paraíba. O Movimento Nós Podemos Paraíba também está engajado na campanha.