• Início
  • Notícias
  • Corrida do Feijão reúne multidão na manhã deste domingo na orla de JP

Notícias

Corrida do Feijão reúne multidão na manhã deste domingo na orla de JP

Publicada em 20/12/2009 às 12h

Corrida reuniu colaboradores, clientes, cooperados, entre outros Corrida reuniu colaboradores, clientes, cooperados, entre outros

A Corrida do Feijão Solidário foi realizada na manhã deste domingo (20), na orla da Capital. Realizada pela Unimed João Pessoa, a ação teve como objetivo o aumento das arrecadações de alimentos da Campanha Natal pela Vida. A prova reuniu atletas de diversas camadas da sociedade, além de médicos cooperados, funcionários e clientes da Cooperativa. Cerca de mil pessoas se inscreveram para participar da Corrida.

Clique aqui e confira as imagens da Corrida do Feijão Solidário.

Neste domingo, logo nas primeiras horas do dia, por volta das 5h30, já era grande a movimentação na concentração dos corredores no Busto de Tamandaré. Entre os participantes, estiveram o presidente da Unimed JP, Aucélio Melo de Gusmão; o diretor financeiro, João Modesto Filho; o diretor do Hospital da Cooperativa, Fábio Antônio da Rocha de Souza; o gestor assistencial, José Calixto da Silva Filho, dos secretários Guido Gadelha (Planejamento e Ações Médicas); André Pacelli (Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano) e Walter Dantas (Comunicação e Desenvolvimento Mercadológico).

Outras autoridades e parceiros do Movimento Nós Podemos Paraíba também estiveram presentes à Corrida. Entre elas, Wagner Caetano, secretário nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria-Geral da Presidência da República; Gianna Sagazio, coordenadora da Unidade de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Capacidades do PNUD; Ana Rosa Soares, oficial de Avaliação e Monitoramento do PNUD; Maria Aparecida Udenal, coordenadora do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Nós Podemos Paraná, além do deputado estadual Rodrigo Soares, entre outros presentes.

A Corrida teve ainda como convidada a atleta paraibana Ednalva Laureano da Silva, a Pretinha, e incluiu quatro categorias: Geral, Melhor Idade, Médicos Cooperados e Funcionários da Unimed JP. Por volta de 7 horas da manhã, foi dada a largada e os competidores saíram do Busto de Tamandaré em direção do Hotel Íbis, na Praia do Cabo Branco, retornando para o Busto, cumprindo no total um percurso de cinco quilômetros.

Após cerca de 20 minutos de prova, foram conhecidos os ganhadores. O primeiro colocado geral foi o atleta amador, Edjorge Bento da Silva, que também venceu na categoria ‘Geral Masculina’. “Foi muito bom. Não é a primeira vez que venço uma corrida, mas a vitória nessa foi especial porque através dela pudemos ajudar as pessoas. Foi uma prova muito boa, de percurso rápido e tranquilo”, disse.

Nas demais categorias os vencedoras foram: Lia Cristiane Fernandes (Geral Feminina); Francisco Carlos Diniz (Médico Cooperado); Antônio de Souza Ferreira (Melhor idade); Yuri Soares Loss (Funcionário Masculino) e Rosilene Alves de Queiroz (Funcionário Feminino).

Os campeões das quatro categorias ganharam troféus. Além disso, houve a entrega de 200 medalhas para os homens e mulheres com melhor colocação, e de quatro premiações de honra ao mérito, distribuídas entre o secretário Wagner Caetano e as representantes do Pnud, Gianna Sagazio e Ana Rosa Soares; e do Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Udenal.

COMBATE À FOME

O presidente da Unimed João Pessoa, Aucélio Melo de Gusmão, um dos muitos participantes da Corrida, disse que a ação representou de forma ativa a importância da mobilização e solidariedade humana para a construção de atividades que ajudem a amenizar a fome de milhares de pessoas carentes que precisam de ajuda.

“Foi um dia extremamente positivo e serviu para demonstrar de uma maneira muito interessante a solidariedade das pessoas. Elas vieram aqui numa manhã de domingo, embaixo do sol, praticar um lazer através de uma forma muito bonita, que é a o simples ato de ajudar ao seu próximo”, disse o presidente da Unimed JP.

Representando a Presidência da República, o secretário nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais, Wagner Caetano, foi um dos que cumpriram todo o trajeto de cinco quilômetros da prova. Para ele, a realização da Corrida do feijão representou a junção de duas coisas importantes, como a saúde proporcionada através do esporte e a solidariedade de ajudar quem precisa.

“Porque você junta numa mesma ação, à questão da saúde, fazendo o bem para o corpo e para a mente, aliado a solidariedade, ajudando às pessoas de maior necessidade, no caso, de combate a fome. Então, o evento foi sucesso, foi bom, sobretudo nesta época de Natal, que é tempo de reflexão. Essa atividade é extremamente importante, útil, e veio no momento adequado e precisa ser repetida nos próximos anos”, disse o secretário.

Também presente ao evento, a coordenadora da Unidade de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Capacidades do PNUD, Gianna Sagazi, falou da importância da realização de atividades como a Corrida, que segundo ela, ajudam a lutar pela melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Ainda segundo ela, a Corrida do Feijão teve um significado singular. Afinal, o que contou mesmo foi ajudar as famílias carentes e contribuir para atingir o primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM): acabar com a fome.

“O desenvolvimento, as melhores condições de vida, na área da saúde, educação, enfim, depende somente da participação de cada um, do envolvimento nas questões do desenvolvimento. Esta foi uma festa linda, uma comemoração da participação das pessoas que podem estar de fato contribuindo com a melhoria da qualidade de vida, pautando com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, ressaltou a representante.

SOBRE A CAMPANHA

A arrecadação de alimentos na Unimed JP foi iniciada no dia 16 de novembro e será feita até esta segunda-feira (21), nos postos instalados na sede e no Hospital próprio. Para atingir a meta de 100 toneladas, a Cooperativa está mobilizando clientes, médicos cooperados e funcionários. Além deles, pela primeira vez, os fornecedores de produtos e serviços da empresa aderiram oficialmente à mobilização, que conta, ainda, com o reforço das instituições que integram o movimento social Nós Podemos Paraíba.

Cerca de 50 comunidades da Grande João Pessoa e 10 de quatro municípios do interior - Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras – serão beneficiadas este ano.

A solenidade de entrega dos alimentos arrecadados ao Coep, que ficará responsável pela distribuição, será na terça-feira (22), às 11 horas, na Sede da Unimed João Pessoa, localizada no Bairro da Torre.

 

VENCEDORES

Confira abaixo a relação completa dos vencedores da Corrida do Feijão Solidário.

CATEGORIA: GERAL

Masculino

1º) Edjorge Bento da Silva

2º) Wellington William Souza

3º) Severino da Silva Santos

Feminino

1º) Lia Cristiane Fernandes

2º) Silvânia Maria Conceição

3º) Renilde Lopes Dias

CATEGORIA: FUNCIONÁRIO DA UNIMED JP

Masculino

1º) Yuri Soares Loss

2º) Francisco F. da Silva

3º) Thiago Rodrigues

Feminino

1º) Rosilene Alves de Queiroz

2º) Maria José de O. Macedo

3º) Tereza Maria de Souza

CATEGORIA: MÉDICO DA UNIMED JP

Masculino

1º) Francisco Carlos

2º) Guilherme Costa S. Pereira

3º) Alexandre Barros

CATEGORIA: MELHOR IDADE

Masculino

1º) Antônio de Souza Ferreira