Cerca de mil pessoas estão sendo esperadas neste domingo (20), na orla da Capital, na Corrida do Feijão, realizada pela Unimed João Pessoa para aumentar as arrecadações de alimentos para a Campanha Natal pela Vida. A concentração terá início às 5h30, no Busto de Tamandaré, e a largada está marcada para as 7 horas. Os participantes correrão até o Hotel Íbis, na Praia do Cabo Branco, e retornarão para o Busto, cumprindo um percurso de cinco quilômetros.
A Corrida tem como garota-propaganda a atleta paraibana Ednalva Laureano da Silva, a Pretinha, e inclui quatro categorias: Geral, Melhor Idade, Médicos Cooperados e Funcionários da Unimed JP. Serão entregues 24 troféus, distribuídos entre os três primeiros colocados das quatro categorias, subdivididas em masculino e feminino. Além disso, haverá a entrega de 200 medalhas para os outros homens (100) e mulheres (100) com melhor colocação.
A meta da Unimed JP na Campanha Natal pela Vida, este ano, é arrecadar, no mínimo, 100 toneladas de cinco tipos de alimentos: feijão, arroz, macarrão, fubá e açúcar. Somente com a Corrida, a expectativa da Cooperativa é conseguir 10 toneladas de feijão. Para atingir a meta, a taxa de inscrição foi substituída pela doação de dez quilos de feijão.
CONVITE ESPECIAL
A corredora Pretinha foi convidada para aderir à campanha pelo presidente da Unimed JP e do Instituto UniGente, Aucélio Melo de Gusmão. Ela disse que está muito feliz em colaborar com a iniciativa. “Se outras empresas agissem dessa maneira, deixariam muitas outras pessoas felizes no Natal”, declarou. E para quem ainda está pensando se participa ou não, ela manda um recado: “Venham colaborar conosco porque o que vocês derem não vai fazer falta”, convidou.
Uma das pessoas que já garantiu participação foi o aposentado Gildo Medeiros de Azevedo, de 67 anos. Ele foi um dos primeiros a se inscrever. “Gosto de praticar exercícios. Caminho, corro. Isso é todo dia”, contou. Ele sempre faz isso para manter a saúde, mas agora tem uma motivação a mais: ajudar pessoas carentes.
SEGURANÇA GARANTIDA
A Unimed JP disponibilizará toda a estrutura necessária para garantir a segurança dos participantes da Corrida do Feijão, que está sendo realizada em parceria com a Federação Paraibana de Atletismo.
O percurso de 5 quilômetros será interditado e sinalizado com cones de trânsito para evitar o fluxo de carros. As pessoas que estiverem correndo vão ser identificadas com camisetas e numerações específicas. Durante o trajeto, elas contarão com equipes de apoio que entregarão água mineral, darão o suporte necessário e estarão de prontidão para qualquer eventualidade. Na linha de chegada, será montado um pódio. Tudo devidamente organizado para tornar ainda mais especial o momento.
E se no esporte é mais importante competir do que ganhar, na Corrida do Feijão isso tem um significado ainda mais singular. Afinal, o que conta mesmo é ajudar as famílias carentes e contribuir para atingir o primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM): acabar com a fome.
SOBRE A CAMPANHA
A Campanha Natal pela Vida é realizada há dez anos pela rede de mobilização social Coep e pelo Sistema Correio de Comunicação em parceria com a Unimed JP e diversas outras instituições e empresas da Paraíba. A meta geral da campanha é arrecadar 350 toneladas de alimentos. Destas, 100 toneladas, no mínimo, serão arrecadadas pela Cooperativa.
Cerca de 50 comunidades da Grande João Pessoa e 10 de quatro municípios do interior - Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras – serão beneficiadas este ano. Elas foram definidas a partir de um levantamento feito pelo Coep.
Durante todo o ano, uma equipe da entidade fez um levantamento para identificar comunidades abaixo da linha da pobreza. Entre os beneficiados, também estão as comunidades e instituições atendidas pelo Instituto UniGente, responsável pela coordenação do Natal pela Vida na Unimed JP.
MOBILIZAÇÃO
A arrecadação de alimentos na Unimed JP foi iniciada no dia 16 de novembro e será feita até esta segunda-feira (21), nos postos instalados na sede e no Hospital próprio. Para atingir a meta de 100 toneladas, a Cooperativa está mobilizando clientes, médicos cooperados e funcionários. Além deles, pela primeira vez, os fornecedores de produtos e serviços da empresa aderiram oficialmente à mobilização, que conta, ainda, com o reforço das instituições que integram o movimento social Nós Podemos Paraíba.
A solenidade de entrega dos alimentos arrecadados ao Coep, que ficará responsável pela distribuição, será na terça-feira (22), às 11 horas. Entre as autoridades que já confirmaram presença na cerimônia, estão Wagner Caetano, secretário nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria-Geral da Presidência da República; Gianna Sagazio, coordenadora da Unidade de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Capacidades do Pnud/ONU; Ana Rosa Soares, oficial de Avaliação e Monitoramento do Pnud/ONU; e Maria Aparecida Udenal, coordenadora Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Nós Podemos Paraná.