|
Cátia de França, Dona Lia e Núbia Gonçalves foram as três homenageadas pela AL-PB |
Cerca de 50 pessoas acompanharam, hoje à tarde, no Plenário Deputado José Mariz, da Assembléia Legislativa da Paraíba, a entrega do diploma Mulher-Cidadã Anayde Beiriz 2008 à cantora e compositora Cátia de França, à sindicalista Maria das Neves Moura do Nascimento (dona Lia) e à coordenadora do instituto de responsabilidade social da Unimed JP – UniGente –, Núbia Gonçalves.
O Coral Jovem UniGente abriu os trabalhos da sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher com o Hino Nacional do Brasil. Em seguida, a deputada Iraê Lucena, presidente da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades da Assembléia Legislativa, agradeceu a presença de todos e iniciou a cerimônia de entrega dos certificados.
Compuseram a mesa o deputado estadual, Leonardo Gadelha; a secretária executiva de Desenvolvimento Urbano, Isa Arroxelas – representando o governador Cássio Cunha Lima; a secretária de Políticas Públicas da Mulher, Douraci Vieira – representando o prefeito Ricardo Coutinho; a vereadora Paula Frassinetti – representando o presidente da Câmara dos Vereadores, Durval Ferreira; a presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), Fátima Pompéia; a presidente da Comissão das Mulheres Trabalhadoras Rurais, Carmem Helena; a presidente do Conselho Estadual da Mulher, Edna Paiva; e a presidente do Conselho da Ordem dos Advogados da Paraíba (OAB-PB), Fátima Lopes.
EMOÇÃO
|
Núbia foi bastante prestigiada na solenidade realizada pela Assembléia |
A coordenadora do Instituto UniGente, Núbia Gonçalves, foi a primeira homenageada, seguida por Cátia de França e Maria das Neves. Para ela, a maior recompensa é o amadurecimento dos jovens que estavam sob ameaça social. “É maravilhoso vê-los sendo aceitos plenamente em todas as áreas onde dedicam seu trabalho e representando a Paraíba em conferências nacionais”, afirmou Núbia.
Emocionada, a coordenadora agradeceu o reconhecimento. “Eu dedico este título a todos aqueles que partilham comigo a luta por um mundo melhor”, comentou antes de concluir: “Estou aqui graças à confiança que Aucélio Gusmão (presidente da Unimed João Pessoa, depositou em mim e isso me deixa muito feliz!”
Além de Aucélio Melo de Gusmão, compareceram à cerimônia a esposa do presidente e voluntária do instituto, Vilma Gusmão; o diretor Financeiro da Unimed JP, João Modesto; o gerente de Apoio Estratégico, Paulo Galvão; o secretário de Responsabilidade Social e Desenvolvimento, André Pacelli; entre outros amigos e familiares de Núbia, além de voluntários e funcionários da Cooperativa.
No encerramento, uma surpresa: a cantora Cátia de França, uma das homenageadas, juntou-se aos 60 integrantes do Coral para cantar a música “Ponta do Seixas”, de sua autoria. “Que maravilha! Que honra!”, comentou a compositora ao final da apresentação.
Instituído em 2002, através de projeto do prefeito Ricardo Coutinho, deputado estadual na época, o diploma Mulher-Cidadã Anayde Beiriz tem como objetivo agraciar, anualmente, três personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no Estado da Paraíba.
TRABALHO
Núbia Gonçalves iniciou seus trabalhos voluntários aos 15 anos, quando alfabetizou filhos de pescadores, na Escola Municipal Frei Albino, no bairro do Bessa, por 2 anos. “Significou um despertar, que sempre podemos fazer algo por alguém a qualquer tempo, e que os resultados são gratificantes”, disse.
À frente do Instituto UniGente, a coordenadora, juntamente com 105 voluntários, desenvolve cerca de 10 projetos, como o Pró-Rampas, que oferece a garantia de acesso aos portadores de necessidades especiais, e o Projeto Mosaico, que proporciona geração de renda, controle de fatores de risco e promoção da cidadania de jovens em situação de vulnerabilidade social.
As atividades desenvolvidas pelo instituto de responsabilidade social da Unimed JP são baseadas nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, firmados pelos países membros das Nações Unidas.