A coordenadora do Instituto UniGente, Núbia Gonçalves, receberá o troféu Maria da Penha, em uma homenagem nesta quarta-feira (24), às 17 horas, no Restaurante Bargaço. Juntamente com Núbia, 10 mulheres receberão troféu.
A homenagem é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por essas pessoas em defesa da mulher e dos menos favorecidos. “È dignificante receber uma homenagem com o nome de uma pessoa que tanto se dedicou e lutou em propor e reconhecer os direitos da mulher. Que sejamos exemplos e que outras mulheres cumpram o seu papel na sociedade moderna”, declarou Núbia Gonçalves.
O troféu recebeu este nome em homenagem à biofarmacêutica cearense Maria da Penha Maia, hoje com 61 anos, que lutou durante 20 anos para que seu agressor e marido, o professor universitário Marco Antonio Herredia, fosse condenado. Ele tentou matá-la duas vezes e foi condenado a oito anos de prisão, no entanto, usou de recursos jurídicos para protelar o cumprimento da pena.
O caso chegou à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), que acatou a denúncia de um crime de violência doméstica pela primeira vez. Herredia foi preso em 28 de outubro de 2002 e cumpriu dois anos de prisão. Hoje está em liberdade.
Após o caso, Maria da Penha virou símbolo da luta contra a violência doméstica e batizou a Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, sancionada pelo presidente Lula, no dia 7 de agosto de 2006.