A Coordenação de Capacitação Científica da Unimed JP encerrou ontem (5) o 1º Curso de Antibioticoterapia. No último dia, as apresentações ficaram sob a responsabilidade do cirurgião geral pernambucano Álvaro Ferraz e do infectologista paraibano Francisco Orniudo Fernandes.
Ferraz fez duas apresentações. Na primeira, abordou “Antibioticoprofilaxia baseada em evidência nos pacientes cirúrgicos” e na segunda, “Erros e acertos no uso de antibiótico em pacientes cirúrgicos”. Já a apresentação de Orniudo Fernandes teve como tema “Novos antibióticos - Indicações e riscos”.
No decorrer da exposição, Álvaro Ferraz abordou, especialmente, o uso de antibióticos em duas situações em que a utilização é muito debatida: pacientes traumatizados e portadores de obesidade mórbida. “Os dois tipos são delicados. O traumatizado porque, logo que chega, não se conhece a dimensão do trauma; já no caso do obeso existe o costume de aumentar a dose da substância, o que em alguns casos não resolve”, afirmou. No caso dos erros, o médico afirmou que eles ocorrem principalmente devido a três situações: tempo de administração, duração e seleção da droga.
Francisco Orniudo Fernandes mostrou as substâncias que serão lançadas para o controle das infecções, principalmente as hospitalares multiresistentes. Durante a abordagem, o palestrante apresentou os antimicrobianos mais utilizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Francisco Orniudo explicou como se deu a descoberta dos antibióticos, mostrou as indicações e os riscos no uso deles e apresentou os custos dos principais antibióticos.
O 1º Curso de Antibioticoterapia do Hospital Unimed JP foi realizado de segunda até ontem (3 a 5) no Hospital Unimed JP. Durante os três dias, foram discutidos diferentes âmbitos da utilização do antibiótico, em diversos casos específicos. O curso teve como público-alvo os médicos plantonistas do Hospital nas especialidades de infectologia, clínica geral, pediatria, medicina intensiva e cirurgia, além de enfermeiros e farmacêuticos.