A Unimed JP comemorou o Dia Internacional do Cooperativismo, festejado sempre no primeiro sábado de julho e que este ano ocorreu no último dia 2, “seguindo a risca” os princípios e valores que norteiam essa forma de organização econômico-social, em especial, no que diz respeito à preocupação com o bem-estar de seu semelhante e a união de todos em prol de um bem maior.
Dessa forma, a Cooperativa disponibilizou um estande com testes gratuitos de saúde, na Praça Vidal de Negreiros (Ponto Cem Réis), no Centro da Capital, local escolhido pela Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (Sistema OCB/Sescoop-PB) para promover ações em comemoração a data.
No estande da Cooperativa, as pessoas faziam o teste de glicemia e verificavam a pressão arterial. O atendimento ao público, que era feito independentemente da pessoa ser cliente ou não da Cooperativa, foi realizado das 8 horas ao meio dia por uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem da Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP. Se fosse necessário, a pessoa era orientada a procurar ajuda médica.
O autônomo Jailton Benjamim de Brito, 40 anos, era a primeira pessoa da fila que foi formada antes mesmo de iniciar o atendimento da equipe de Promoção da Saúde da Cooperativa. “Isso aqui foi uma maravilha que Deus mandou. Não tenho tempo de ir ao médico e aqui pude ver como anda um pouco minha saúde”, afirmou.
O aposentado Carlos Roberto dos Santos Silva, 65 anos, afirmou que há mais de 5 anos não cuida da sua saúde. Ao verificar que as taxas estavam acima do recomendável, o aposentado foi recomendado pela equipe da Unimed JP a procurar um médico. “Sou um pouco teimoso. Só procuro um médico quando sinto alguma coisa, mas já que falaram que era importante vou procurar um”, explicou.
Além do estande com serviços de saúde, a Unimed JP participou das comemorações do Dia do Cooperativismo com o Coral Jovem UniGente, que é formado por crianças e jovens carentes das comunidades Padre Hildon Bandeira e São Rafael e faz parte dos projetos de Responsabilidade Social da Cooperativa.
O grupo apresentou músicas ligadas ao Meio Ambiente, em comemoração ao Ano Internacional das Florestas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). O grupo cantou as músicas Planeta Água (Guilherme Arantes); Matança (Jatobá) e Cidade Jardim e Meu Sublime Torrão (Genival Macêdo).
ABERTURA
As atividades em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, realizadas no Ponto Cem Réis, foram iniciadas com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba, que tocou o Hino Nacional Brasileiro.
Em seguida, o presidente do Sistema OCB-PB/Seescoop, o médico cooperado e secretário de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano da Unimed JP, André Pacelli, abriu oficialmente o evento, enfatizando a importância do Cooperativismo, sistema que gera aproximadamente 800 milhões de empregos no mundo. “O Cooperativismo promove o desenvolvimento, através da distribuição de renda e geração de emprego para a população”, afirmou.
Além do estande da Unimed JP, nove tendas ofereciam serviços gratuitos à comunidade, como corte de cabelo; dicas de escovação dentária; distribuição de preservativos e material informativo sobre as DSTs; massoterapia; atendimento odontológico; orientação para prevenção de câncer bucal; orientação empresarial; dicas de primeiros socorros; medição de índice de massa corpórea, entre outros.
O repentista Oliveira de Panelas também participou do evento. O poeta fez intervenções com o mote “Juventude, o futuro do cooperativismo”. Durante o repente, ele enfatizou os ideais do Cooperativismo. “O Cooperativismo é nobre, porque tem sinônimo de solidariedade, de enriquecimento de todos os membros, onde todos participam com dignidade”, enfatizou.
UNIÃO E EMPREENDIMENTO
Em tempos de crise e globalização, a união de profissionais com objetivos comuns, tendo a cooperação como alicerce, vem justificando o êxito de empreendimentos cooperativos, geradores de renda e trabalho pelo Brasil, sendo o cooperativismo uma ferramenta imprescindível para o crescimento do país. A exemplo da Unimed JP, a maior cooperativa do Estado.
Como forma de dar maior visibilidade a este importante movimento para a economia nacional e regional foi que a Aliança Cooperativista Internacional (ACI) definiu, em 1923, o primeiro sábado do mês de julho como o Dia Internacional do Cooperativismo. Este ano, a comemoração será amanhã (2).
O cooperativismo surgiu em 21 de dezembro de 1844 no bairro de Rochdale, em Manchester (Inglaterra), quando 27 tecelões e uma tecelã fundaram a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale com o resultado da economia mensal de uma libra de cada participante durante um ano.
Tal iniciativa foi motivo de deboche por parte dos comerciantes, mas logo no primeiro ano de funcionamento o capital da sociedade aumentou para 180 libras e cerca de dez mais tarde o "Armazém de Rochdale" já contava com 1,4 mil cooperados. O cooperativismo evoluiu e conquistou um espaço próprio, definido por uma nova forma de pensar o homem, o trabalho e o desenvolvimento social. Por sua forma igualitária e social o cooperativismo é aceito por todos os governos e reconhecido como fórmula democrática para a solução de problemas socioeconômicos.
O tema da comemoração deste ano é a "Juventude: futuro do cooperativismo". Segundo a ACI, o objetivo é trazer o jovem para mais próximo do segmento cooperativista e essa será uma das prerrogativas da Organização das Nações Unidas (ONU) ao lançar, em novembro próximo, a proposta de que o Ano Internacional do Cooperativismo seja comemorado em 2012 com essa temática.