• Início
  • Notícias
  • Cooperativa visa desenvolvimento econômico e bem-estar social

Notícias

Cooperativa visa desenvolvimento econômico e bem-estar social

Publicada em 14/06/2012 às 16h58

Cooperativa visa desenvolvimento econômico e bem-estar social

Promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar social são diferenciais do Cooperativismo, modelo socioeconômico que tem como referenciais a participação democrática, solidariedade, independência e autonomia, que busca a prosperidade conjunta e não a individual.

Por sua natureza e particularidades, alia o economicamente viável ao ecologicamente correto e ao socialmente justo. E o principal: baseia-se na união de pessoas, sendo este o seu maior capital.

Nos últimos anos, o sistema cooperativo tem se mostrado como uma organização de trabalho viável e promissora para uma distribuição de renda mais justa e para o desenvolvimento do país, considerado uma forma democrática para a solução de nossos problemas socioeconômicos.

O cooperativismo está fundamentado em sete princípios, a partir dos quais leva seus valores à prática. São eles: adesão voluntária; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; e interesse pela comunidade.

EMPREGO E RENDA

Hoje, o setor cooperativo reúne 1 bilhão de pessoas em mais de 100 países, responde pela geração de mais de 100 milhões de empregos e está presente nos cinco continentes. Em 2010, as 300 maiores cooperativas do mundo tiveram uma movimentação econômico-financeira de US$ 1,6 trilhão.

Os cooperativistas são representados mundialmente pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), uma instituição independente e não governamental. Atualmente com sede em Genebra, a ACI foi fundada em Londres, em 1895, e seus integrantes são organizações de cooperativas atuantes em diversos setores econômicos.

SISTEMA UNIMED

Seguindo os princípios do Cooperativismo, a Unimed JP se diferencia das outras operadoras de plano de saúde do Estado e é a maior experiência de cooperativismo médico da Paraíba.

A cooperativa surgiu há mais de quatro décadas, seguindo os ideais cooperativistas iniciados por seu fundador, o médico Alberto Urquiza Wanderley, que em 16 de dezembro de 1971, ao lado de um grupo de 106 médicos, iniciaram a Cooperativa com a finalidade de garantir uma assistência de qualidade à população e proporcionar trabalho digno para a categoria.

De lá para cá, a empresa cresceu, conquistou o primeiro lugar no mercado de planos de saúde da Paraíba. Hoje, a Cooperativa oferece a mais completa rede de assistência médico- hospitalar. Atualmente, conta com mais de 1,5 mil cooperados, nas mais diversas especialidades médicas. Tudo para garantir uma assistência de qualidade e a satisfação dos seus cerca de 130 mil clientes.

A cooperativa médica de João Pessoa faz parte do Sistema Unimed, que também é a maior experiência cooperativista, na área de saúde, em todo o mundo. Ele responde por 38% de participação no mercado nacional de planos de saúde, atendendo 18 milhões de clientes. Ao todo, são 370 cooperativas médicas, com abrangência em 83% do território nacional, nas quais 110 mil médicos cooperados desenvolvem suas atividades.