O endocrinologista e diretor financeiro da Unimed JP, João Modesto, abriu na manhã deste sábado o 5º Encontro dos Grupos de Educação Terapêutica em Diabetes, que está sendo realizado no auditório do Shopping Sebrae, em João Pessoa, das 8h às 13h.
Ele falou sobre a importância da conscientização do cuidado com o corpo, que proporciona uma maior qualidade de vida. “Hoje em dia, as pessoas vivem mais tempo e, com isso, passam a apresentar doenças que antes não existiam. No entanto, com cuidados, consegue-se viver mais e melhor”, afirmou.
O secretário de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano da Unimed JP, André Pacceli, falou sobre o compromisso que a Cooperativa com a população de João Pessoa, através dos conhecimentos transmitidos durante esses encontros. “É importante que a gente saiba usufruir do tempo de vida que a gente tem, por isso é importante o cuidado”, afirmou.
Para finalizar a abertura, o coordenador da Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP, Garibaldi Muniz,explicou que a pessoa que tem diabetes pode viver bem pelo resto da vida dela, ,tomando alguns cuidados. “Por isso é necessário um conhecimento e ação, ou seja, aplicar esse conhecimento”.
Após a abertura, a psicóloga Lara Guerra abordou o tema “Motivação: fator facilitador do comportamento”. Ela falou sobre a necessidade de estabelecer objetivos e metas para que ajudem na motivação.
A médica nefrologista Christiane Alexandre falou sobre como o diabetes, se não tomado os devidos cuidados, pode causar dano ao rim. Ela abordou o tema “O diabetes e os rins”.
“Insulina: mitos e verdades” foi da palestra da enfermeira Fátima Moreira. Ao final das palestras,alguns participantes falaram sobre como fazem para controlar a doença e viver com qualidade de vida.
ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
Os encontros dos Grupos de Educação Terapêutica em Diabetes reúnem os participantes do UniDia. Até o final deste mês, a Unimed JP já beneficiou mais de 600 pacientes portadores de diabetes, que participaram, de 49 Grupos de Educação Terapêutica em Diabetes, nos cinco anos de existência do programa.
Nestes encontros, os participantes discutem os mais variados aspectos do diabetes com uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, endocrinologista, nutricionista, enfermeira e por uma facilitadora.