• Início
  • Notícias
  • Cooperativa promove curso Marketing para Consultório no Dia do Médico

Notícias

Cooperativa promove curso Marketing para Consultório no Dia do Médico

Publicada em 20/10/2008 às 11h14

Cooperativa promove curso Marketing para Consultório no Dia do Médico

Hoje com a concorrência que existe, se o médico não estiver preocupado com a satisfação do cliente, corre o risco de perder espaço no mercado. Um aspecto que contribui para isso é o fato de o cliente está cada vez mais informado, ele pergunta mais, sabe mais sobre as doenças e não exita em questionar o trabalho do profissional. O alerta foi dado pelo especialista em Marketing e cooperado da Unimed Cuiabá, Lucas Bello, durante a palestra “Marketing para Consultório - Como conquistar e manter pacientes/clientes”, ministrada no último sábado (18), no Hospital Unimed JP, para cooperados da Unimed JP.

O evento foi aberto pela coordenadora de Educação Cooperativista, Rozevânia Árabe Rimá que destacou a necessidade do médico sempre está bem informado sobre o mercado. Em seguida o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Agostinho dos Santos, enfatizou a importância da parceria que a Unimed e o Sescoop mantêm para realização de eventos de capacitação. “Nas empresas, o que é mais importante é a capacitação dos talentos humanos. Se não houver gente capacitada, o sucesso do empreendimento fica comprometido”, defendeu.

O médico Lucas Bello iniciou a apresentação parabenizando os colegas pelo Dia do Médico, comemorado em todo o país no sábado (18 de outubro). Segundo ele, para o médico ter sucesso na profissão, só conhecimento técnico-científico não é suficiente. “São necessárias outras habilidades. O médico tem que saber se relacionar com as pessoas, ter noções de Finanças, Psicologia; precisa de várias outras habilidades. E mais: é preciso ser visto pela população como um bom médico, e o conhecimento do Marketing possibilita isso”, informou.

O palestrante explicou que o Marketing é diferente da propaganda e que ele só será útil no momento em que o profissional estiver satisfazendo os seus pacientes. Lucas Bello mostrou que pesquisas identificaram que 80% dos pacientes são perdidos pelo mau atendimento. “Pos isso todas as pessoas que participam do atendimento devem estar preparadas para lidar com esse cliente”, afirmou.

Para ele, o médico deve estar sempre preparado para ouvir reclamações e nesta hora precisa ter calma, pedir desculpas e não ir ao embate com o cliente. O palestrante explicou que o paciente reclama porque está insatisfeito, teve promessas não cumpridas, quer um pedido de desculpas, é exigente, ou quer colaborar para a melhoria do atendimento.

Durante a apresentação, o palestrante mostrou a definição de Marketing, estratégias, segmentação de cliente, mix de Marketing, custos, retenção de clientes, importância da comunicação, o papel das Relações Públicas, propaganda.

O curso Marketing para Consultório foi promovido pela Secretaria de Responsabilidade SOcial e Desenvolvimento Humano, através da Coordenação de Educação Cooperativista.