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Cooperados e funcionários aprendem técnicas de como fidelizar clientes

Publicada em 01/11/2010 às 16h

Narciso Machado: Narciso Machado: "Fidelizar clientes é essencial para o sucesso do negócio"

A apresentação de estratégias de fidelização de clientes foram temas da palestra “Marketing de Relacionamento no Setor de Saúde” realizada na manhã do último sábado (30), no auditório do Hospital Unimed JP. O evento contou com a presença de cerca de 50 participantes entre médicos cooperados e funcionários da Cooperativa.

A palestra faz parte das atividades de educação continuada elaboradas pela Unimed JP para seus cooperados e funcionários. A promoção foi da Coordenação de Capacitação Cooperativista. A abertura do evento foi realizada pelo secretário de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano, André Pacelli.

“A palestra teve o objetivo de oferecer novos conhecimentos para os médicos cooperados e funcionários para que no dia-a-dia, eles possam dinamizar as atividades desenvolvidas na empresa e em seus consultórios, fortalecendo a relação com os clientes, proporcionando uma ampliação do mercado de trabalho, uma remuneração mais satisfatória e um atendendo ao cliente com mais qualidade,” disse. 

 

Em seguida, o consultor e conferencista de empresas nacionais e multinacionais, Narciso Machado, iniciou a palestra com a apresentação de dicas e métodos que objetivam melhorar o relacionamento entre a empresa, seus profissionais e os clientes.     

Segundo o palestrante, o Marketing de Relacionamento baseia-se num processo de construção e monitoramento contínuos de informação, conhecimento e experiências obtidas através de métodos e atitudes vencedoras, organização, disciplina, autoconfiança, iniciativa e foco em cima dos clientes.

“O Marketing de Relacionamento procura enfatizar a interatividade, a conectividade e a criatividade entre o profissional e sua rede de relacionamentos. É uma filosofia que determina uma cultura empresarial com foco no negócio e pressupõe novas formas de comunicação em busca de relacionamentos mais profundos e duradouros entre profissional e seus clientes”, explicou.

FIDELIZAÇÃO

Durante a apresentação, o palestrante ainda explicou sobre a importância de fidelizar clientes, através de estratégias de persuasão aplicadas ao marketing de relacionamento, sob a visão que os clientes têm do profissional de saúde e o que pode ser feito para conquistar a sua confiança.

“A fidelização de clientes hoje é vital para o sucesso de um profissional. A oferta de serviços hoje é muito grande e o cliente está muito mais informado. Através da Internet o cliente abre um mundo de oportunidades e ele tem que lembrar daquele profissional para manter um vínculo com ele, essa é a importância de fidelizar os clientes. Através desse processo você mantém uma rede de clientes que podem vender o seu serviço para outras pessoas, é o chamado marketing boca-a-boca,” comentou. 

FEEDBACK

Ainda durante a palestra, Narciso Machado enfatizou a importância dos médicos e demais profissionais de saúde manterem canais de relacionamento e feedback permanente com os seus clientes.

O cadastro de atualizado, com e-mail, telefones fixo e celular, e a incorporação a redes sociais como Facebook, e Twitter, além do envio periódico de newsletters, páginas pessoais na Internet, entre outras ferramentas de informação, foram algumas das dicas do consultor. 

“Todo mundo vive da venda de alguma coisa. É preciso haver posicionamento pessoal, convivência com a comunidade [clientes], projeção profissional e interação com a população”, finalizou.