A busca pela humanização no atendimento ao paciente foi um dos pontos principais abordados durante a palestra “Logística em serviços de saúde”, realizada no último sábado (26), no auditório do Hotel Ouro Branco. A apresentação contou com a participação de médicos cooperados e colaboradores da Unimed JP.
O ministrante foi o especialista em motivação e programação neurolinguística, Múcio Morais. Além de filósofo e professor, ele também é consultor e conferencista nas áreas de comportamento, liderança, marketing, gestão e vendas.
Durante a realização da palestra, vários participantes aproveitaram para dar o seu depoimento pessoal sobre o conteúdo apresentado pelo palestrante. Para a médica pediatra Augusta Carneiro Nóbrega, vários pontos abordados durante a palestra, irá contribuir a todos os presentes, sobre a importância do papel dos médicos e profissionais de saúde na prestação de um atendimento mais humanizado junto aos seus clientes.
Para Augusta Carneiro, o conteúdo da palestra irá contribuir para a valorização profissional
“Eu gostei muito da palestra. Representou um crescimento pessoal e profissional. A pessoa caminha muito para dentro de si, para depois retornar para sua família e amigos. Eu gostei muito e acho que o professor Múcio veio trazer a sua mensagem positiva no momento exato, em que nós estamos precisando fazer muito essa reflexão profissional em torno do nosso atendimento”, frisou a pediatra.
Na oportunidade, os presentes puderam ainda participar de atividades de humanização e recreação, e ainda conheceram um pouco mais sobre a relação entre as áreas administrativas e de saúde. Homenagens de familiares e danças entre os participantes também foram os pontos altos da apresentação.
HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO
Ainda durante a palestra, o orientador Múcio Morais explicou aos participantes que os médicos e gestores de saúde precisam ter uma consciência mais humana, e que orientem devidamente os seus colaboradores para procurar tratar o paciente de forma mais humanizada. Existem vários aspectos em relação à doença de uma pessoa e, segundo ele, quando a equipe é preparada e preocupada sempre no bem estar do cliente, ele já entra no ambulatório com a auto-estima elevada.
As cooperadas Ana Gláucia e Luzia Cristina ressaltaram a questão da humanização no atendimento
A medida foi elogiada pela ginecologista Luzia Cristina de Holanda. Segundo ela, as orientações prestadas pelo palestrante irão a partir de agora, contribuir com a melhoria do atendimento prestado para as suas pacientes, em seu consultório.
“Por mais que a gente procure fazer o melhor pelo nosso paciente, sempre será pouco. E hoje nessa correria que é a vida, deixamos para trás muitas coisas, seja pelo corre-corre, seja pelo tempo cada vez mais escasso. Essa palestra serviu para despertar esse lado mais sensível e o compromisso que devemos ter com nosso paciente. Não só o enxergando como cliente comercial, e sim como pessoa e o que ele representa para nós e para o nosso crescimento profissional”, relatou a ginecologista.
Já para a pediatra Ana Gláucia Rodrigues Uchoa, a palestra foi excelente, pois buscou orientar os profissionais a elaborarem condições práticas e simples que ajudarão num processo de cura mais rápido e humanizado de seus pacientes.
“A palestra foi ótima. O médico tem que perceber que o paciente vem até ele em busca de solução para o seu caso. E como o próprio professor Múcio falou, é um momento mágico para o paciente, então nós temos que superar as expectativas que o paciente tem, porque ele vem à procura de ajuda e o médico tem esse poder de ajudar sempre ao próximo”, frisou a pediatra.
ORGANIZAÇÃO E RECONHECIMENTO
Maria Emília disse que as dicas de humanização irão contribuir para a melhoria em seu atendimento
A palestra “Logística em Serviços de Saúde” fez parte da programação de atividades da Coordenação de Educação Cooperativista, que está ligada à Secretaria de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano.
Para a ginecologista e obstetra Maria Emília Madruga, as dicas de humanização oferecidas aos participantes irão contribuir na melhoria do atendimento no seu dia-a-dia. “Antes eu já praticava algumas técnicas de humanização e depois de hoje, eu vou aprimorá-las ainda mais. Motivar o cliente é muito importante. Fazer com que ele seja reconhecido mais ainda e fazer com que ele saia satisfeito do atendimento, representa o sentido do dever cumprido para o médico”, frisou.
Ainda segundo ela, as palestras e cursos oferecidos periodicamente pela Unimed JP representam o respeito e interesse da empresa em prestar uma colaboração útil e sempre interessada na busca da melhoria e de e oferecer capacitações técnicas e práticas ao trabalho de cada um de seus cooperados e colaboradores.
“Acho que essas práticas de educação continuada que a Unimed JP faz com os seus cooperados e funcionários, ajudam a buscarmos melhorar como pessoa, e faz com que a gente enxergue o nosso semelhante como ser humano. Principalmente colocando um pouco de amor no nosso atendimento porque isso é primordial”, finalizou a ginecologista.