Após a proclamação dos seis eleitos para o Conselho Fiscal 2009, os médicos cooperados aprovaram, por unanimidade, o Relatório Anual de 2008. A apresentação foi conduzida pelo presidente da Cooperativa, Aucélio Gusmão; pelo diretor Financeiro, João Modesto; pela diretora Administrativa, Tânia Menezes; e pelo diretor do Hospital Unimed JP, Fábio Rocha.
O presidente Aucélio Gusmão ressaltou que a Unimed JP terminou o ano de 2008 com um balanço positivo, mesmo sofrendo os efeitos da desaceleração da economia mundial e várias mudanças impostas pela Agência Nacional de Saúde (ANS). “O piso na produção médica aumentou em 21% durante o ano. Isso só comprova a nossa preocupação pela valorização do trabalho médico”, comentou.
Segundo ele, Unimed JP tem um dos valores de remuneração por consulta e serviços mais altos do Brasil. “Nós pagamos R$ 40 pela consulta médica. Mas, quando acrescentamos os benefícios sociais, como previdência privada, plano odontológico, auxílio funeral, entre outros, este valor aumenta para R$ 55,23”, enfatizou.
Em seguida, a diretora Administrativa, Tânia Menezes, apresentou relatório com valores gastos com telefone, comunicação, energia, etc. “Mesmo com todas as adversidades, nós conseguimos fechar mais de 13 mil contratos em 2008 e ainda diminuímos as despesas administrativas”, acrescentou.
O diretor do Hospital Unimed JP, Fábio Rocha, comemorou os resultados alcançados com a recente implantação do Programa de Classificação de Riscos, que organizou o fluxo de clientes que procuram o Pronto Atendimento (PA), possibilitando um atendimento mais eficiente, acolhedor e humanizado. Fábio Rocha afirmou que, durante este ano, várias outras ações estão programadas, “tudo dentro do Programa de Acreditação Hospitalar, um certificado que reconhece a implantação de métodos de gestão focados na melhoria da qualidade da assistência nos serviços de saúde”, disse.
Na seqüência, o diretor Financeiro da Unimed JP, João Modesto, apresentou os números de receita e despesa da Cooperativa, explicitando os valores gastos com produção médica, consultas, custos por especialidade e empréstimos.
Por último, os auditores independentes e os membros do Conselho Fiscal fizeram uma avaliação das contas da cooperativa e afirmaram a conformidade dos balanços. Segundo relatório do Conselho Fiscal, a Unimed JP está evoluindo, mostrando um bom desempenho contábil e financeiro no ano de 2008, apresentando um resultado final positivo.
PROPOSTAS PARA 2009
Entre os projetos que devem ser colocados em prática durante este ano, os principais são a valorização do trabalho médico, a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro e a satisfação do cliente. A Diretoria da Unimed JP ainda pretende alcançar todas as suas metas para promover a modernização administrativa.