Os médicos cooperados que participaram do 8º Simpósio Paraibano de Cooperativismo Médico aprovaram a programação do evento que teve como tema “O negócio Unimed e suas oportunidades”. Aberto quinta-feira à noite pela Unimed Paraíba, o evento foi encerrado no final da manhã deste sábado (25).
Para o anestesiologista Vinícius Lemos, os três dias do 8º Simpósio Paraibano de Cooperativismo Médico foram bastante proveitosos. “Foram três dias maravilhosos com verdadeiras lições de vida e troca de informações sobre cooperativismo médico” declarou.
O ginecologista e obstetra Tito Lívio de Andrade também aprovou a programação do simpósio. “Aprendi muitas coisas sobre cooperativismo! A partir de agora, colocarei em prática todos os conhecimentos adquiridos aqui”, afirmou.
A homeopata Maria Solimar disse que gostou bastante dos assuntos abordados. “Gostei demais do evento e adquiri, além de informações da área médica, bons conhecimentos em gestão e motivação”, afirmou. O cirurgião Josemar Paiva ficou surpreso com a programação. “O evento superou minhas expectativas pessoais por ter sido promovido em tão curto espaço de tempo”, declarou.
Já a superintendente da Unimed Sousa, Helda Pires de Sá Mendes, destacou a troca de experiências possibilitada pelo simpósio. “O evento proporcionou, além da integração, uma incessante troca de conhecimentos na área médica e humana. Fiquei muito feliz em estar participando dessa iniciativa da Unimed Paraíba”, afirmou.
O EVENTO
Nos três dias do simpósio, em palestras ou oficinas, foram discutidos os principais assuntos do sistema Unimed no momento. Entre eles, a relação com a ANS, obrigações das operadoras de planos de saúde, gestão de custos assistenciais, gerenciamento da produção médica, compra competente e mercado.
Abordagem de tendências irreversíveis do mercado também entraram na pauta de discussões, a exemplo de responsabilidade social, humanização na prática médica e o meio de novas tecnologias de comunicação como fator integrador de um sistema como a Unimed, que conta com 378 cooperativas, instaladas todas as regiões do Brasil.
Estes assuntos foram abordados por convidados da Unimed do Brasil (seis ao todo); pelo diretor da ANS, Alfredo Cardoso; pelo presidente Aucélio Gusmão; por Daniel Godri, palestrante de renome internacional; e por profissionais da Unimed JP.