“Período de chuvas, perigo de leptospirose, doença que tem uma estreita relação com épocas de enchentes”. O alerta é do infectologista Francisco Orniudo Fernandes, cooperado da Unimed João Pessoa.
O risco aumenta, segundo ele, porque a contaminação humana ocorre através do contato da pele e mucosas com água ou lama, infectada pela urina do rato. “A leptospirose é uma doença infecciosa aguda, febril, não contagiosa, de instalação súbita, causada por bactérias, com quadros clínicos leves e formas graves”, explicou Orniudo Fernandes.
Segundo ele, as pessoas mais acometidas pela enfermidade são as do sexo masculino, principalmente o grupo etário de 20 a 49 anos devido à maior exposição nos ambientes de trabalho, sobretudo envolvendo atividades agrícolas ou pecuárias. “Nas cidades, trabalhadores das redes de esgotos, lixeiros e da construção civil são mais vulneráveis a contrair a infecção”, alertou o médico.
Orniudo Fernandes abordou este assunto em um artigo, domingo, na seção Consultório Médico da Coluna Unimed Saúde, informativo da Unimed João Pessoa que é publicado nos jornais Correio da Paraíba, O Norte e Jornal da Paraíba.
Para ler o texto na íntegra acesse aqui no Portal Unimed JP a seção “Consultório Médico” ou a versão online da Coluna Unimed Saúde.