Natal, réveillon, confraternização com os amigos, festinhas no trabalho, happy-hours mil. Ufa! Seu corpo, castigado pelos excessos, pede socorro para começar 2010 novo em folha. Para começar, nada de alimentar a “Síndrome da Culpa Pós-Festa”, com dietas desnecessariamente restritivas. “Basta voltar a ter uma alimentação balanceada, reduzindo um pouco as quantidades e praticando exercícios físicos para gastar as calorias adquiridas”, explica a nefrologista Cecília Pegado.
Como estamos no verão, a médica também sugere a ingestão de alimentos mais leves, como frutas da época, saladas com verduras e legumes variados, crus e cozidos, risotos, sucos, vitaminas, gelatina, salada de fruta, entre outros. Estes alimentos são digeridos mais facilmente e por isso evitam desconfortos intestinais. Possuem grande quantidade de água, fibras, vitaminas e minerais, por isso são alimentos saudáveis e refrescantes. Fornecem poucas calorias e contribuem para a eliminação do peso adquirido nas festas.
“Evite alimentos ricos em gordura (as frituras, alimentos industrializados em excesso, feijoada, maionese, etc.) que são muito calóricos e apresentam maior chance de desconforto, diarreia e mal-estar, por terem um processo de digestão mais lento”, alerta. Quem exagerou na bebida alcoolica, deve consumir alimentos ricos em magnésio (castanha, soja, leite, peixe etc.).
Outra necessidade é a água. Ela é fundamental sempre, mas principalmente nesta época do ano, onde transpira-se muito, eliminando muito líquido. Beber água repõe os líquidos perdidos e hidrata o organismo. Lembre-se que sentir sede já é um sinal indicando que seu corpo precisa de água, portanto, beba água sem sentir sede. Beba no mínimo 2 litros de água, para repor o líquido eliminado.
Depois de eliminar os quilinhos adquiridos nas festas, aproveite para mudar o seu estilo de vida, tendo uma alimentação mais saudável, comendo de forma consciente, desejando ter mais qualidade de vida. “E, nas próximas festividades, lembrem-se que o melhor método é não exagerar”, finaliza Cecília Pegado.
(Fonte: CyberDiet e Abril)