A Recepção Principal do Hospital Unimed JP ficou pequena para a quantidade de pessoas que prestigiaram o lançamento do livro "O Tempo e a Vida", de Aucélio Gusmão, e a inaguração de mais um espaço no Hospital Unimed JP, O Centro de Estudos, um lugar para capacitação e lazer de médicos e funcionários da Cooperativa. O evento foi realizado na noite da última sexta-feira (20) e contou a com a presença de diversas autoridades locais e representantes do meio médico paraibano.
A solenidade foi iniciada por volta das 20h. A diretoria executiva da Unimed, Aucélio Gusmão, João Modesto, Tânia Menezes e o diretor do Hospital Unimed, Vinícius Formiga, descerraram a placa do Centro de Estudos e cortaram a fita inaugural. O presidente da Unimed JP, Aucélio Gusmão, falou sobre a importância do novo espaço e informou a criação do Fundo Editorial da Unimed João Pessoa, criado com o dinheiro arrecadado com a venda do livro “O Tempo e a Vida”. Em seguida, os convidados foram chamados para participar do lançamento do livro, no novo auditório do Centro de Estudos.
Foram convidados para participar da mesa o reitor do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), professor José Loureiro; o presidente da União Brasileira de Escritores (UBE-PB), Joacil Pereira de Brito; o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro e o representante da Academia Paraibana de Medicina, Marco Aurélio Barros. Na sequência, o presidente do TJ, desembargador Antônio de Pádua cumprimentou Aucélio Gusmão pelo lançamento do livro. "Devemos pescar, beber todas as lições que Aucélio Gusmão nos passa neste livro", recomendou.O professor José Loureiro parabenizou o presidente da Unimed JP pela preocupação com a educação permanente dos profissionais da medicina. "Louvável a criação deste espaço e mais ainda a idéia de criar um fundo editorial com a receita deste livro. Isso reflete a preocupação de Aucélio Gusmão com o aperfeiçoamento dos profissionais desta Cooperativa", afirmou. Para finalizar, o professor elogiou o título do livro " O tempo e a vida é um título muito bem escolhido, pois a nossa vida nada mais é do que uma trajetória nas coordendas do espaço do tempo", disse.
Por último, o presidente da Unimed JP e autor do livro "O tempo e a Vida", Aucélio Gusmão, falou de alguns ensinamentos da vida, que tinha recebido do seu pai, Morise Gusmão. Um deles é a liberdade de pesamento. Decrita por ele, como a capacidade de pensar e agir, avaliar, criticar fatos e circunstância de maneira honesta e proativa. "O homem jamais deve abrir mão da capacidade de pensar e agir, sem que isto signifique ser do contra ou oposição desvairada", recomendou. Outro ensinamento citado por ele foi a simplicidade, visto como o último degrau da sabedoria. A verdade é outro. "Ela nunca prejudica uma causa justa, anda de mãos dadas com respeitabilidade e certeza", afirmou. Para finzalizar, Aucélio Gusmão falou da felicidade, que segundo ele, se justifica por si só." É como uma linda flor que não deve se colher. É o melhor cosmético da beleza. Busca incessante de todo ser humano. Razão para viver", afirmou.
Em seguida, Aucélio Gusmão assinou a resolução que cria o Fundo Editorial da Cooperativa, que vai subsidiar o custo com outras obras que serão publicadas. "O dinheiro de cada livro desse vai ser revertido para que outras pessoas tenham oportunidade de mostrar suas criações, seus textos", explicou. A solenidade foi encerrada. O autor de o "Tempo e a Vida" se dirigiu a uma mesa para autograr os livros. Nesta hora, foi servido um coquetel.