Quando escova os dentes, você deixa a torneira aberta mesmo se não estiver precisando? E quando sai de um cômodo deixa as luzes acesas sem necessidade? Se a resposta para as duas perguntas acima for “sim”, você deve repensar sua postura e passar a adotar um consumo consciente sustentável. Caso contrário, estará contribuindo para causar sérios prejuízos ao meio ambiente e, conseqüentemente, para toda a humanidade. O alerta é do UniGente, o instituto de responsabilidade social da Unimed JP.
O conceito de consumo sustentável foi criado a partir do termo “desenvolvimento sustentável” divulgado com a Agenda 21, produzida durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992, no Rio de Janeiro. O documento relata as principais ações que devem ser tomadas pelos governos para aliar a necessidade de crescimento dos países com a manutenção do equilíbrio do meio ambiente.
DEVER COLETIVO
Os temas principais da Agenda 21 falam sobre mudanças de padrões de consumo, manejo ambiental dos resíduos sólidos e saneamento, além de abordarem o fortalecimento do papel do comércio e da indústria. Mas, o UniGente lembra que a responsabilidade de adotar um novo estilo de vida e de padrões de consumo não é uma tarefa só dos governantes. Depende de cada um de nós.
O instituto está disponibilizando na página inicial aqui do Portal Unimed JP um questionário para avaliar a compreensão das pessoas sobre a preservação ambiental para, a partir daí, elaborar programas. Dê a sua colaboração e contribua não só para o consumo consciente sustentável como para várias outra iniciativas em defesa do meio ambiente. Para participar, basta clicar no banner que está na parte superior da página inicial do Portal, responder as perguntas e enviar para o UniGente.
REFLEXÃO
Abaixo, seguem algumas perguntas para você refletir sobre suas posturas e ver como pode contribuir para o consumo sustentável:
- Você já pensou na quantidade de água que utiliza para escovar os dentes, tomar banho e lavar a louça, a roupa e o carro?
- Ao deixar um cômodo, você apaga a luz?
- Quando vai fazer compras adquire realmente o que necessita ou, por atos compulsivos ou sugestões de publicidades, vai adquirindo produtos supérfluos?
- Você prepara comida suficiente apenas para o consumo ou faz a mais para depois jogar fora?
- Você se dá conta de que, além de acabar com os recursos naturais do planeta, o que vai comprometer a vida das gerações futuras, esse consumismo desenfreado tem também impacto no seu bolso?
- Em casa, na escola e no trabalho você se preocupa em reciclar o papel que não tem mais utilidade ou o joga no lixo?