• Início
  • Notícias
  • Consumo indiscriminado de paracetamol pode causar lesões no fígado e levar o paciente à morte

Notícias

Consumo indiscriminado de paracetamol pode causar lesões no fígado e levar o paciente à morte

Publicada em 14/04/2008 às 08h

O consumo indiscriminado do medicamento analgésico paracetamol pode ser um problema no tratamento da dengue. De acordo com o Informe em Farmacovigilância, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso desses medicamentos pode retardar os sintomas da dengue, dificultando o diagnóstico e atrasando o tratamento da doença.

O Órgão pediu que os laboratórios farmacêuticos suspendessem temporariamente, e de forma voluntária, as propagandas dos medicamentos nos meios de comunicação. A medida tem a intenção de impedir que a população faça uso abusivo das substâncias analgésicas, como o paracetamol. Caso seja ingerido em quantidade acima do que é recomendado, o medicamento pode causar graves lesões no fígado, podendo, inclusive levar o paciente a óbito.

Conforme a Anvisa, o vírus da dengue, especialmente a forma hemorrágica da doença, provoca necrose do tecido hepático que pode evoluir em casos extremos, para a falência do órgão. E o paracetamol pode agravar este problema, pois, mesmo em pequenas doses, esta droga agride a célula hepática e pode causar danos, principalmente quando se trata de um órgão comprometido. Por outro lado, a superdosagem de paracetamol, por si só, implica em sofrimento agudo do fígado e pode causar a falência do órgão em poucas horas.

PALESTRA NA UNIMED JP

Preocupada com o aumento no número de casos de dengue, a Coordenação de Capacitação de Educação Cooperativista estará promovendo uma palestra informativa sobre o assunto. O evento será realizado no dia 25 de abril (sexta), a partir das 19h30, no auditório do Hospital Unimed JP.

A infectologista Ana Isabel Vieira Fernandes ministrará a palestra. Ela é médica cooperada, mestre em medicina tropical e professora da disciplina de doenças infecciosas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O evento, voltado para os plantonistas clínicos e pediatras do Pronto Atendimento do Hospital, tem a finalidade de discutir maneiras de como identificar os casos mais graves de Dengue e o seu tratamento.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do ramal 205, da Capacitação Funcional. Em breve, os interessados também poderão se inscrever pelo Portal Unimed JP.

(Com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária)