Estudo realizado pela Universidade de Londres, publicado na revista especializada Hypertension, revelou que as crianças que mantêm uma dieta rica em sal tendem a beber mais líquido, incluindo refrigerantes e sucos adoçados com açúcar. Desta forma, estão mais propensas à obesidade.
Os cientistas responsáveis pela pesquisa acompanharam 1.600 crianças e concluíram que se elas não ultrapassassem o consumo médio de seis gramas de sal por dia, estariam cortando 250 calorias da sua dieta semanal. Na Grã-Bretanha, uma em cada cinco crianças está acima do peso. A grande preocupação é que elas desenvolvam doenças mais graves na fase adulta, como problemas cardíacos e derrames.
O mesmo estudo realizado anteriormente com adultos já havia demonstrado essa tendência de aumento de peso relacionado ao consumo de sal e, conseqüentemente, à ingestão de refrigerantes e sucos. Este foi o primeiro realizado apenas com crianças.
Uma sugestão citada pelos cientistas é a diminuição na quantidade de sal nos alimentos industrializados. Para isso, pediram a colaboração da indústria alimentícia. Outra medida, segundo os pesquisadores, deve ser tomada pelos pais, incentivando a escolha por hábitos alimentares saudáveis.
(Com informações da Agência Unimed de Notícias)