• Início
  • Notícias
  • Consumo com consciência evita danos à saúde das pessoas e do planeta

Notícias

Consumo com consciência evita danos à saúde das pessoas e do planeta

Publicada em 31/12/2010 às 13h

Consumo com consciência evita danos à saúde das pessoas e do planeta

O consumismo faz parte da vida e deixar de comprar é quase impossível. Quando exagerado é capaz de prejudicar o futuro das próximas gerações, debilita a qualidade de vida da população atual, devido aos altos índices de poluição atmosférica, falta de água potável e outros desequilíbrios no ecossistema. 

A preocupação com o meio ambiente já atingiu diversos setores da sociedade- e não é para menos. Atualmente, é difícil passar uma semana inteira sem se deparar com notícias de acontecimentos no mundo inteiro ligados ao desequilíbrio ambiental.

Mesmo quando pode parecer que são situações isoladas e que não está ao nosso alcance tomar uma atitude para melhorar isso, sempre há o que fazer, já que todas as pessoas influenciam no meio ambiente. Só o fato de produzirmos lixo diariamente já é capaz de ilustrar parte da nossa relação (e responsabilidade) com a questão ambiental.

A busca por materiais sustentáveis vem rendendo boas soluções, que aliadas à criatividade, passam a oferecer mais variedade e inovação aos consumidores reduzindo impactos com o meio ambiente. Outro exemplo é o mundo da moda que começa a criar alternativas ecologicamente corretas para se adequarem às causas verdes.

REDUZIR IMPACTOS AMBIENTAIS

O homem deve rever seus hábitos a fim de diminuir os impactos ambientais que há tantos anos vêm comprometendo os recursos naturais e a vida no planeta.

Consumir conscientemente é algo bastante viável e depende da vontade de cada um. Veja dicas para continuar consumindo sem causar danos à saúde das pessoas e do planeta.

- Lixo: Para diminuir a quantidade de lixo, a primeira atitude a fazer é reduzir o consumo. Pense em quantas coisas desnecessárias você já comprou e logo descartou. Por isso, antes de comprar, procure analisar bem se você realmente precisa daquilo, pois, além de diminuir o montante de resíduos, ainda é possível economizar.

-Procure reutilizar os objetos antes de jogá-los fora. Com criatividade, é possível, muitas vezes, encontrar novas aplicações ou utilidades para coisas antigas, proporcionando assim, uma segunda vida aos produtos e materiais e diminuindo o desperdício.

-A reciclagem é uma das formas de minimizar o impacto ambiental, mas não de preveni-los. Após tentar reduzir o consumo e reaproveitar o produto, encaminhe-o para ser reciclado, por meio da coleta seletiva. Além de ser um processo que ajuda no quesito ambiental, também é benéfico do ponto de vista social, pois gera renda para os catadores ou cooperativas.

-Energia elétrica: o consumo exagerado e inconsciente da energia elétrica pode ocasionar amplo impacto ambiental e demandar mudanças consideráveis no modo de vida em sociedade. O racionamento e a escassez são consequências a que estamos cada vez mais expostos, se o mau uso da energia não for revisto e controlado.

Há várias formas de controlar o gasto energético no nosso dia-a-dia. O primeiro passo é ter consciência da importância dessas atitudes.

-Ao utilizar condicionadores de ar deixe portas e janelas fechadas. Lembre-se de limpar os filtros periodicamente, pois o acúmulo de sujeira faz o equipamento trabalhar mais.

-Se não for utilizar o computador por um tempo, desligue apenas o monitor. Desligar a máquina inteira gera mais gasto de energia.

-Deixe acumular várias peças e passe todas de uma só vez no ferro de passar. Ligar e desligar constantemente provoca mais desperdício.

-Não esqueça lâmpadas acesas. Quando houver luz solar, observe se há realmente necessidade de acendê-las.

-Não prolongue demais o tempo no chuveiro e, sempre que o clima permitir utilize o chuveiro na posição verão.

-Só abra a porta da geladeira quando souber o que vai pegar. Evite guardar alimentos quentes e lembre-se de fazer degelo.