O consultório médico é o local mais apropriado para o paciente ser submetido a uma avaliação minuciosa sobre a sua saúde. No local, o médico dispõe de mais tempo para se informar sobre histórico familiar e da saúde do paciente e solicitar, se necessário, exames para complementar a avaliação.
Quando o paciente procura, ao invés de um consultório, um Pronto Atendimento, para casos que não se enquadram em urgência e emergência, muitas vezes a pessoa não tem suas necessidades atendidas, já que o médico possui menos tempo para o atendimento.
Além disso, quando alguém procura um Pronto Atendimento, sem ser realmente necessário procurar esse serviço, pode retardar, por alguns momentos, o atendimento de alguém que, realmente, precise de cuidados imediatos. Nesses casos, qualquer instante pode fazer muita diferença.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS
O Hospital Unimed JP investe permanentemente na melhoria do serviço de Pronto Atendimento. No entanto, a instituição lembra que ele deve ser utilizado só nos casos de urgência e emergência.
Para melhorar o atendimento, o Hospital Unimed JP adotou o Sistema de Classificação de Riscos para priorizar os pacientes com estado de saúde mais grave, que necessitem de atendimento imediato.
Com o sistema, o cliente que procura a urgência e emergência passa, antes da consulta, por uma avaliação prévia para saber a gravidade e o risco da doença e só depois é encaminhado ao médico.