Tornar as ideias apresentadas perfeitamente compreendidas pelo interlocutor. Esse é o desejo de muitas pessoas, mas na hora de uma apresentação em público, poucos conseguem deixar a mensagem retida na mente da maioria da plateia.
De acordo com especialistas em oratória, o maior erro cometido por quem fala em público é não saber ordenar o pensamento.
Na maioria das vezes, as pessoas não sabem iniciar, desenvolver e concluir uma apresentação. Em determinadas situações entram diretamente no assunto central sem conquistar convenientemente a plateia, isto é, antes de conquistar a atenção, o interesse e aceitação.
Em outros momentos esforçam-se para conquistar os ouvintes quando estes já estão devidamente preparados para ouvir, correndo o risco de desinteressá-los. Muitos passam de uma etapa para outra sem nenhum critério. No momento de encerrar voltam para o início, em seguida repetem os argumentos que já haviam sido criteriosamente expostos, que começam a enfraquecer pelo excesso de repetição.
CURSO PARA COOPERADOS
Aprimorar a comunicação pessoal e interpessoal do participante é o objetivo do curso sobre oratória para médicos cooperados que será promovido em agosto.
Serão disponibilizadas duas turmas. As aulas da primeira turma serão ministradas às segundas e quartas-feiras. Elas serão iniciadas no dia primeiro de agosto e finalizadas no dia 31 do mesmo mês.
A segunda turma se reunirá às terças e quintas-feiras. A primeira aula será realizada no dia 2 de agosto e o curso será encerrado no dia primeiro de setembro.
As inscrições para participar do curso podem ser feitas através do telefone 2106 - 0205, ou pessoalmente na Coordenação de Capacitação Cooperativista, organizadora do curso. As vagas são limitadas.
Ministrado pela fonoaudióloga Shirley Almeida, as aulas abordarão assuntos, como: expressão corporal, o medo de falar em público, apresentação pessoal, recursos audiovisuais, técnicas para facilitar a apresentação pessoal, entre outros.