• Início
  • Notícias
  • Conheça sintomas do diabetes mellitus e saiba identificar a doença

Notícias

Conheça sintomas do diabetes mellitus e saiba identificar a doença

Publicada em 13/08/2013 às 07h

Doença é caracterizada pela falta absoluta ou relativa de insulina no organismo Doença é caracterizada pela falta absoluta ou relativa de insulina no organismo

Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês) apontam que mais de 300 milhões de pessoas têm diabetes no mundo.

A doença é caracterizada pela falta absoluta ou relativa de insulina no organismo. Quando a insulina produzida pelo pâncreas se torna insuficiente, a glicose é impedida de ser absorvida pelas células, o que provoca a elevação dos níveis sanguíneos de glicose, cuja taxa normal em jejum é de 70 a 99mg p/ 100 ml de sangue.

Alguns sintomas do diabetes são fome e sede excessivas, perda de peso, cansaço, alterações visuais, infecções, aumento da micção ( quantidade de vezes necessárias para urinar).

Existem dois tipos principais de diabetes que são o tipo 1 e o tipo 2. No diabetes tipo 1 (DM1), o corpo não produz insulina. No diabetes tipo 2 (DM2), o corpo não produz insulina suficiente e a insulina não consegue exercer seu efeito normal nas células (resistência à insulina).

Quando não tratado adequadamente, o diabetes pode causar infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, além de outras complicações.

Embora ainda não haja uma cura definitiva para o diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o portador.

PROGRAMA DA UNIMED

Os clientes da Unimed JP contam, gratuitamente, com acompanhamento profissional para controle e tratamento do diabetes através do Grupo de Educação em Saúde (GES) em Diabetes.

Todos os clientes portadores da doença podem participar. Só é necessário fazer a inscrição no Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP pelo telefone 2106-0714, ou 2106-0712. O próximo grupo será iniciado no dia 4 de setembro. As outras datas programas para início de grupos são: 9 e outubro e 6 de novembro.

O programa inclui a realização de quatro reuniões durante um mês (uma por semana), onde o diabetes é discutido sob diferentes abordagens por uma equipe multi e interdisciplinar formada por psicólogo, enfermeiro, nutricionista e médico. Cerca de dois meses depois das quatro reuniões iniciais, o grupo volta a se reunir para esclarecimento de alguma dúvida.

No final do ano é realizado o \"Encontrão\", onde todos os grupos se encontram para receber novas orientações sobre o controle da doença. Além do apoio dos profissionais, o GES em Diabetes é uma boa oportunidade para a troca de experiências entre os participantes.