Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês) apontam que mais de 300 milhões de pessoas têm diabetes no mundo.
A doença é caracterizada pela falta absoluta ou relativa de insulina no organismo. Quando a insulina produzida pelo pâncreas se torna insuficiente, a glicose é impedida de ser absorvida pelas células, o que provoca a elevação dos níveis sanguíneos de glicose, cuja taxa normal em jejum é de 70 a 99mg p/ 100 ml de sangue.
Alguns sintomas do diabetes são fome e sede excessivas, perda de peso, cansaço, alterações visuais, infecções, aumento da micção ( quantidade de vezes necessárias para urinar).
Existem dois tipos principais de diabetes que são o tipo 1 e o tipo 2. No diabetes tipo 1 (DM1), o corpo não produz insulina. No diabetes tipo 2 (DM2), o corpo não produz insulina suficiente e a insulina não consegue exercer seu efeito normal nas células (resistência à insulina).
Quando não tratado adequadamente, o diabetes pode causar infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, além de outras complicações.
Embora ainda não haja uma cura definitiva para o diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o portador.
PROGRAMA DA UNIMED
Os clientes da Unimed JP contam, gratuitamente, com acompanhamento profissional para controle e tratamento do diabetes através do Grupo de Educação em Saúde (GES) em Diabetes.
Todos os clientes portadores da doença podem participar. Só é necessário fazer a inscrição no Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP pelo telefone 2106-0714, ou 2106-0712. O próximo grupo será iniciado no dia 4 de setembro. As outras datas programas para início de grupos são: 9 e outubro e 6 de novembro.
O programa inclui a realização de quatro reuniões durante um mês (uma por semana), onde o diabetes é discutido sob diferentes abordagens por uma equipe multi e interdisciplinar formada por psicólogo, enfermeiro, nutricionista e médico. Cerca de dois meses depois das quatro reuniões iniciais, o grupo volta a se reunir para esclarecimento de alguma dúvida.
No final do ano é realizado o \"Encontrão\", onde todos os grupos se encontram para receber novas orientações sobre o controle da doença. Além do apoio dos profissionais, o GES em Diabetes é uma boa oportunidade para a troca de experiências entre os participantes.