O Instituto UniGente e o Sistema Correio de Comunicação divulgaram, agora há pouco, as instituições vencedoras do Prêmio Paraíba Abraça ODM, lançado no dia 27 de setembro, na Sede da Unimed João Pessoa.
Com o projeto “Geração de trabalho, emprego e renda na caprinocultura: cidadania e auto-sustentabilidade”, a Associação Santo Dias foi a vencedora da categoria ONG (Organização Não-Governamental). Já a Universidade Federal da Paraíba foi a primeira colocada na categoria Instituição Pública, com o projeto “Arte e o brincar no hospital: atenção psicossocial a crianças e adolescentes internos na pediatria do HU”.
Como não houve inscrição de projetos na categoria Empresa Privada, o prêmio foi repassado à Associação Beneficente São José, de Mandacaru, como premiação especial, em reconhecimento ao projeto “Educação pra valer: escola em tempo integral”, que visa promover um sistema de educação integral para crianças da periferia.
Na avaliação, foram levados em consideração os aspectos quantitativos e qualitativos como: sustentabilidade, reaplicabilidade, número de pessoas atendidas e ações voltadas para esse público e inclusão e promoção social.
Além do Portal Unimed JP, a lista dos vencedores será divulgada no Portal Correio, no site do UniGente e na imprensa. Cada vencedor receberá um computador que deverá ser utilizado em prol do projeto inscrito no prêmio. A entrega está marcada para 5 de dezembro.
O Prêmio Paraíba Abraça ODM foi criado com a finalidade de estimular ações que contribuam para os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, um conjunto de metas que deve ser cumprido até 2015 por 189 países.
MISSÃO DO UNIGENTE
O objetivo principal do UniGente é concretizar programas e projetos de responsabilidade social com execução direta ou em parceria com outras organizações públicas e privadas.
O Instituto atua, principalmente, com ações específicas de assistência social e proteção ao cidadão junto à comunidade Unimed JP (funcionários, cooperados e parentes) e aos jovens em situação de risco social e pessoal, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida.
OMDs
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nasceram das grandes conferências internacionais dos anos 90, sobre população, meio ambiente, gênero, direitos humanos e desenvolvimento social.
Em setembro de 2000, os 189 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) assinaram a Declaração do Milênio, um pacto estabelecendo um compromisso compartilhado com o desenvolvimento humano sustentável, tendo como horizonte atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Os ODM contemplam a redução da pobreza, a luta contra a fome, a redução das mortalidades infantil e materna, a questão de gênero, a reversão do progresso da Aids, a sustentabilidade do meio ambiente, reunidos em oito objetivos, dezoito metas e mais de quarenta indicadores, que descrevem o que é necessário ser feito para reduzir a pobreza e atingir o desenvolvimento sustentável até 2015.