No mundo agitado de hoje, o estresse aparece como um dos principais inimigos da saúde. Você pode até não saber, mas este mal pode desenvolver nas pessoas a irritação e nervosismo excessivo, crise de angústia, medo, depressão, hipertensão, insônia, distúrbios hormonal na menstruação, aparecimento de caspa, queda de cabelos e até problemas sexuais, como disfunção erétil e perda de desejo.
O estresse está presente na vida de muitas pessoas por variadas razões. Ele é necessário e positivo por estimular a tomada de ações, visando à resolução de problemas e a conquista de objetivos. Entretanto, quando os sintomas do estresse duram muito tempo e são prejudiciais à saúde, ele é negativo e demanda atenção especial e ajuda de um profissional.
Uma pesquisa mostrou que duas em cada três brasileiras se consideram estressadas na maior parte do tempo. O estudo, realizado entre fevereiro e abril de 2011, entrevistou 6.500 mulheres de 21 países emergentes e desenvolvidos, sendo 318 no Brasil.
O desempenho de várias funções estaria entre os responsáveis para o aumento dos níveis de estresse nas mulheres, além do sentimento de cobrança para conciliar carreira e responsabilidades da vida familiar.
COMO EVITAR
A melhor forma de não se estressar com as coisas boas, é saber lidar com elas. Reavaliar hábitos, planejar atividades de um modo diferente, incluir um hobby na rotina e rever prioridades são atitudes que podem ajudar a aliviar o estresse, além de ter um sono adequado, alimentar-se de maneira saudável e praticar exercícios físicos regularmente e de forma moderada.
No trabalho, procure quebrar o ambiente maçante. Colocar uma planta na sua mesa ou fotos de pessoas queridas ajudam muito. Quando o serviço estiver muito corrido, procure reservar um tempo para descansar, nem que seja só um pouquinho.
Uma opção é escutar música, mas isso pode variar muito de pessoa para pessoa. Ao sair do trabalho, o importante é pensar em outras coisas, aliviar a cabeça. As opções podem ser desde sair com os amigos, dar um passeio, até tomar um banho relaxante ou ler um livro. Cada pessoa deve procurar a sua forma de aliviar a rotina. Nos casos mais graves, procurar ajuda de um psicólogo pode ser uma solução.
CARACTERÍSTICAS
Cada pessoa pode reagir ao estresse de um jeito diferente. Alguns sinais comuns são:
• Não comer ou comer demais;
• sentir que não tem controle das situações;
• necessidade de ter muito controle;
• falta de energia e de foco;
• problemas para dormir;
• dores em geral.