Cultivar bons sentimentos como a esperança e emoções positivas através da espiritualidade é importante para o bem-estar e manter-se motivado diante de situações difíceis, como uma doença. No contexto hospitalar, já há comprovações científicas dos benefícios da prática da fé no processo de recuperação dos pacientes e melhora na qualidade de vida.
A médica intensivista e gestora operacional do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, Yuzeth Brilhante, explicou a importância dos pacientes terem momentos de exercício da espiritualidade. “A prática da espiritualidade é um momento de acolhimento dos pacientes. É um momento de comunhão. Eles se sentem mais tranquilos, estimulam o pensamento positivo e a esperança. Tudo isso ajuda na recuperação, na saúde física e emocional”, disse a médica.
Ao praticar a espiritualidade, os pacientes exercitam a gestão das emoções, estimulando sentimentos de gratidão, perdão, empatia e otimismo. Dessa forma, há liberação de substância que promovem o bem-estar, como a endorfina e serotonina.
A aposentada Denizalva Accioly é paciente oncológica e quando está em atendimento no Hospital Alberto Urquiza, unidade de alta complexidade da Unimed João Pessoa, ela participa de missas na capela existente no hospital. “Para mim, é uma benção esse momento. Venho agradecer, porque a gente vive muito de perto aqui e sabe da luta de cada um. Acho que estou viva ainda, porque recebo muito carinho. Para mim, estar aqui (na capela) é sempre especial”, relatou.
Responsável pelas missas realizadas no Hospital da Unimed JP, o padre Valdézio Nascimento falou sobre os benefícios das celebrações, tanto para os pacientes, quanto para quem está na linha de frente do cuidado. “É um momento em que todos estão em comunhão com Deus para poder viver essa missão que é árdua, difícil, exige muita paciência e esforço mental e espiritual. Então, estar aqui, praticando a fé, auxilia a todos para que entendam que são instrumentos de Deus e podemos ajudar uns aos outros”, disse o religioso.
CELEBRAÇÕES
Os pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital Alberto Urquiza Wanderley podem participar de duas celebrações religiosas por semana. Às terças-feiras, às 16h, é realizado um culto, no espaço Belvedere. Já às quintas-feiras, às 16h30, é celebrada uma missa, na capela do hospital.