Profissionais da área de saúde da mulher estarão reunidos em João Pessoa para participar do 2º Congresso Internacional de Saúde da Mulher, que será realizado de quarta (16) a sábado (18) no Espaço Cultural José Lins do Rego. Profissionais e estudantes ainda podem se inscrever para participar do evento, que tem como objetivo promover a educação, capacitação, treinamento e atualização multidisciplinar nas especialidades de ginecologia e obstetrícia. O congresso tem o apoio da Unimed João Pessoa.
O tema central do evento é "A Saúde da Mulher no Século 21". Para discuti-lo, foram convidados renomados especialistas nacionais e internacionais, que farão as palestras que serão realizadas em três auditórios do Espaço Cultural. "Teremos tradução simultânea em alemão e italiano, pois trouxemos especialistas desses países", comentou o presidente do Congresso, o ginecologista Roberto Magliano.
Roberto magliano explicou ainda que serão discutidos temas como reprodução humana assistida, prevenção de câncer de mama e do cólon do útero, parto humanizado (já discutindo as resoluções que a ANS divulgou na última terça-feira (14) para consulta pública), hipertensão na gravidez, emergência obstétrica e transporte pré-hospitalar. "Teremos ainda medicina fetal, vacina HPV, mortalidade materna, pré-eclâmpsia, doenças sexualmente transmissíveis, climatério, sexualidade humana, ética e valorização profissional", lembrou o médico.
Como parte da programação do Congresso Internacional, serão realizados também o 33º Congresso Paraibano de Ginecologia e Obstetrícia, 10º Simpósio Paraibano de Câncer de Mama, CUrso de Escola Brasileira de Mastologia e Simpósio UpToDate NE 2014. "Será, seguramente, o maior evento na área de saúde da mulher em nosso estado. Durante três dias, os profissionais poderão participar de mesas redondas, conferências, oficinas e cursos, além de compartilhar experiências e se atualizar com grandes especialistas", destacou Magliano. O médico destacou também as presenças dos professores Frank Leuwer e Justine Fitzgerald, da Alemanha; Cesare Aragona e Salome Espínola, da Itália; e Victor Junqueira, de Portugal; além de 63 convidados nacionais. "Podemos citar nomes renomados, como o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital; o presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), Etelvino Trindade; além de Nélson Sass, Antônio Moron, José Peraçoli, Eliana Amaral, Genival Veloso, Geraldo Duarte, Agnaldo Lopes, Hugo Maia, Yara Furtado, Angelina Maia e Adriana Campaner", enumerou.
MAIS INFORMAÇÕES
Para participar do Congresso, profissionais e estudantes devem se inscrever pelo site do congresso (clique aqui), onde também podem conferir a programação detalhada. O evento é organizado pela Sociedade Paraibana de Ginecologia e Obstetrícia (Sogopa) e tem o apoio da Unimed João Pessoa, do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), da Escola Brasileira de Mastologia e da Secretaria Estadual de Saúde.