Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que uma em cada 12 pessoas corre o risco de sofrer infartos, de ter doenças cardíacas e câncer devido à obesidade. O estudo, que avaliou o modo de vida em 194 países, mostra que a hipertensão e o sobrepeso crescem conforme o aumento de ingestão de gordura, açúcar e sal, assim como a redução de exercícios físicos.
No Brasil, a obesidade afeta cada vez mais pessoas. Dados de 2011 mostram que 48,5% dos brasileiros podem ser considerados com sobrepeso e 15,8% estão obesos. O tratamento de doenças relacionadas à obesidade e ao sobrepeso custam R$ 3,57 bilhões por ano aos cofres públicos no país, segundo pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que fez o levantamento a partir dos atendimentos de ambulatório e internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a OMS, a situação de sobrepeso e a obesidade são definidas quando há um acúmulo anormal ou excessivo de gordura no organismo, pondo em risco a saúde da pessoa. Os especialistas ressaltam que o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para a saúde, pois podem acarretar uma série de doenças crônicas, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.
TESTE ON-LINE
Conhecer os perigos da obesidade, como evitá-la e quais são as atitudes certas para emagrecer podem ajudar a perder os quilos extras e revigorar a saúde.
Clique aqui para fazer um teste e verificar os seus conhecimentos sobre obesidade, pois, para combater este problema, o primeiro passo é conhecê-lo.
Fontes: Unimed do Brasil e Agência Brasil