• Início
  • Notícias
  • Confira se cinco mitos da saúde masculina são verdadeiros ou falsos

Notícias

Confira se cinco mitos da saúde masculina são verdadeiros ou falsos

Publicada em 05/01/2012 às 07h

Confira se cinco mitos da saúde masculina são verdadeiros ou falsos

Atualmente, a cada três pessoas adultas que morrem no Brasil, duas são homens, segundo informações do Ministério da Saúde. Eles vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres e dados ainda apontam que, na faixa etária de 20 a 30 anos, o risco de morte é 80% maior para eles do que para elas.

Além disso, as pessoas do sexo masculino também têm mais doenças do coração, câncer, colesterol e pressão arterial elevada e maior tendência à obesidade.

Mas por que será que isso acontece? Na maioria das vezes, os homens são mais resistentes a procurar cuidados médicos e a realizar atitudes preventivas do que as mulheres. Além disso, utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade, estão mais expostos aos acidentes de trânsito e trabalho, e encontram-se envolvidos na maioria das situações de violência.

O ditado popular proclama que "ano novo, vida nova". Assim sendo, no primeiro mês de 2012, é chegado o momento de descobrir se cinco mitos da saúde masculina são verdadeiros ou falsos. Isso porque alguns mitos atrapalham o cuidados com a saúde.

FALSO OU VERDADEIRO

Verdadeiro ou falso? Confira abaixo quais são os mitos selecionados pelo site australiano "Body+Soul" e descubra se pode derrubá-los por terra.

Todo homem fica impotente: verdadeiro e falso. Apenas 40% dos homens passarão por essa experiência ao longo da vida. A disfunção erétil pode acontecer por problemas psicológicos, uso de medicamentos ou doenças, por isso, ao longo da vida um mesmo homem pode ter dificuldades de ereção por motivos distintos.

Só mulher tem TPM: falso. Um estudo coordenado por cientistas da Universidade de Derby (Inglaterra) descobriu que eles também têm ciclos de mau humor, desconforto e desconcentração similares aos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

Só mulheres têm tristeza: falso. Eles tendem a ser menos emocionais, mas também se entristecem, mas têm mais dificuldades para expressar o que sentem.

Homens são mais fracos: verdadeiro e falso. Por existir uma pressão para que sejam provedores, os homens ficam mais fragilizados emocionalmente quando adoecem. Além disso, as pessoas subestimam o quanto uma gripe pode te derrubar, o que é bastante individualizado.

Cervejas light não engordam: falso. De maneira geral a cerveja tem pouca quantidade de carboidratos e não são eles os responsáveis pela barriguinha de chope. Escolha uma versão com menos álcool, beba menos e faça escolhas inteligentes de petiscos para acompanhar a bebida se não quer sentir a diferença na área da cintura.

Com informações do Portal Terra