A dengue é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado. Ele se reproduz em água parada e para prevenir a doença, não podemos deixar água acumular. Nos casos de suspeita da doença, o mais indicado é marcar uma consulta com seu médico de confiança. É ele quem pode indicar o tratamento mais adequado para você.
Mais do que simplesmente atenção, a dengue requer cuidados específicos. É preciso ficar atento a alguns sintomas que podem apontar com qual dengue você está.
TIPOS E SINTOMAS
Veja a seguir os tipos e sintomas da dengue:
Dengue clássica - é uma doença autolimitada, que se resolve em até 7 dias, na maioria dos casos. A fase em que pode haver complicação é entre o terceiro e o sexto dia de doença. Em geral, se não há sinais de alerta, nas primeiras 24 e 48 horas não há como prever que apresentará complicações, mesmo realizando os exames de rotina.
Sintomas - febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e do apetite, manchas e erupções na pele, náuseas e tonturas, cansaço, moleza e dores no corpo, nos ossos e nas articulações.
Dengue com complicações - inicialmente se assemelha à dengue clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Neste caso procure imediatamente o hospital.
Sintomas - os mesmos sintomas da dengue clássica e mais dores abdominais fortes, vômitos constantes, palidez, pele fria e úmida, sede excessiva e sonolência, agitação e confusão mental, dificuldade para respirar, perda de consciência, manchas vermelhas na pele, hemorragias pelo nariz, boca e gengivas.