Segundo a Organização Mundial da Saúde o câncer de próstata é o mais frequente nos homens e o segundo maior causador de mortes no Brasil. Um caso novo é registrado a cada três minutos e um homem morre a cada 24 minutos. A incidência da doença aumenta com a idade. A frequência é de um caso em cada seis homens com mais de 45 anos. Acima de 80 anos, metade dos homens tem câncer de próstata. Por isto, o exame preventivo deve ser feito a partir dos 45 anos.
Não se sabe ainda com exatidão a causa do câncer de próstata. Pesquisas sugerem uma combinação de fatores hormonais e genéticos.
O excesso de peso é uma constatação recente para a evolução do câncer de próstata. Pesquisadores identificaram que a quantidade de células de gordura e os hormônios presentes nela ajudam no desenvolvimento da doença.
Uma coisa é certa: para prevenir o câncer de próstata é necessário manter hábitos saudáveis de vida. A lista inclui exames periódicos, dieta equilibrada e exercícios físicos.
MAIORES CHANCES
Os fatores de risco aumentam a chance de a pessoa desenvolver a doença. São eles:
• Idade acima dos 50 anos - 80% dos casos ocorrem em homens a partir desta idade.
• Pessoas de pele negra - A doença tem maior incidência em pessoas de pele negra.
• Alimentação inadequada - Dieta rica em gordura animal. A célula cancerosa precisa de gordura para ganhar energia e quem come alimentos muito calóricos favorece o desenvolvimento do tumor.
• Vida sedentária - A falta de exercícios físicos regulares e o peso acima do normal aumentam os riscos.
• Hereditariedade - Se algum parente próximo tiver câncer, aumenta sua chance de desenvolver um.