O milho proporciona inúmeros benefícios à saúde. O alimento, por exemplo, ajuda a prevenir a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce da pele e demais órgãos; auxilia no bom funcionamento do intestino; ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a metabolizar gorduras de forma mais rápida, entre outras funções.
Além disso, o milho é um cereal rico em fibras, que elimina as toxinas do corpo humano, ajudando no funcionamento do organismo.
O consumo de milho pode ser feito na sua forma natural, em cereais matinais, mingaus, tortas, canjica, cuscuz, polenta, pamonha e pipoca. No entanto, a nutricionista da Promoção da Saúde da Unimed JP, Raquel do Nascimento Castro, alerta para os excessos. \"Algumas preparações são bastante calóricas. Mas, receitas como bolo de tapioca, pamonha sem leite condensado, angu e bolo de milho light podem ser boas opções para quem não quer os indesejáveis quilinhos a mais\", explicou.
Segundo a especialista, uma dieta rica em milho auxilia no tratamento das prisões de ventre, pois melhora o trânsito intestinal e acelera a digestão, além de ser um ótimo energético para quem gosta de se exercitar!
CALORIAS
As calorias do milho dependem de como é feito o seu consumo. Verifique o valor calórico nos seguintes preparos (100g):
Milho Verde: 129 kcal
Milho em lata: 109 kcal
Amido de milho: 381 kcal
Milho para Canjica: 371 kcal
Milho para pipoca: 362 kcal