Pacientes e médicos atrasados, exames repetidos sem necessidade, falta de informações importantes e de cuidados que previnem enfermidades são alguns dos problemas que atrapalham o uso e o oferecimento de serviços de saúde. De um lado, clientes reclamam, por exemplo, da falta de interesse do profissional, ou dificuldade de marcar exames e consulta.
Na outra ponta, médicos dizem enfrentar dificuldades durante o atendimento, como, por exemplo, atitudes inconvenientes ou inusitadas de pacientes e acompanhantes. Ou ainda, o paciente não mencionar informações importantes, como medicação ou alimentos utilizados, que podem comprometer o diagnóstico e o tratamento.
Na verdade, para muitas pessoas, consultar um médico é motivo para ficar nervoso, impaciente e até perder o sono. Por causa dessas reações, muitas dúvidas e sintomas são esquecidos de serem mencionados durante a consulta médica e o paciente acaba saindo do consultório sem ter todos os esclarecimentos que gostaria.
É importante que o paciente não sinta vergonha de perguntar novamente quando não entender alguma explicação que o médico der. O médico provavelmente tentará explicar de uma forma mais clara e ficará satisfeito ao ver que você compreendeu as informações que se referem à sua própria saúde. Dessa forma, as chances de diagnósticos corretos e exatos são maiores e todas as partes saem ganhando: médicos por saberem que estão contribuindo para a melhora do paciente; e clientes, que terão a melhor resolutividade no tratamento.
DICAS
Para tentar evitar esses transtornos e otimizar suas consultas médicas, prepare-se para elas. Confira abaixo algumas dicas para ajudar a aproveitar ao máximo as consultas médicas.
→ Agende com antecedência sua consulta e chegue, no mínimo, 15 minutos antes da consulta, para ter tempo necessário de cadastro do paciente e outros procedimentos, como liberação, etc.
→ Leve suas preocupações, dúvidas e todos os medicamentos e vitaminas que você está tomando anotados em um papel. Anote também as alergias, caso tenha. Se tiver exames, também é importante levá-los à consulta médica. Isso tudo é fundamental para facilitar a compreensão do médico e auxiliá-lo no diagnóstico.
→Até a vestimenta para a submissão a exames é importante, uma vez que uma roupa mais confortável facilita, por exemplo, a aferição de pressão.
→No caso de pacientes com dificuldade de expressão, é importante o acompanhamento de alguém, familiar ou amigo, que conheça esse paciente. Se o acompanhante vai com o objetivo de facilitar o entendimento do médico sobre o estado do paciente, é importante que, efetivamente, possa ajudar dando veracidade às informações ou mesmo corrigindo distorções involuntárias que possam induzir o médico ao erro.
→ Tenha em mente a descrição dos sintomas que sente, quando eles começaram e se tendem a melhorar em determinada situação. Fale, dê informações.
→Outra atitude indesejável é esconder informações, como determinado medicamento utilizado ou mesmo alimentos e bebidas ingeridos. Não ser fiel às informações, ou seja, dar informações incorretas por desconhecimento, receio ou fatores culturais, pode prejudicar o tratamento médico.
→Na impossibilidade de comparecer à consulta, comunique o médico com a maior brevidade possível para que ele possa administrar seu tempo de forma adequada.
→O retorno ao consultório deve acontecer quando e sempre que o médico orientar.
→O paciente precisa entender que, muitas vezes, melhora não significa cura. Portanto, é necessário ficar atenta e fazer uso de medicação da forma que foi prescrita, isto é, a melhora do quadro não significa, necessariamente, a interrupção da medicação. O paciente também não deve substituir indevidamente a medicação. Caso não encontre determinado medicamento, o paciente deve verificar com seu médico.
Com informações da Revista "Ampla", da Unimed do Estado do Paraná, edição número 22, ano 6, setembro de 2011.