Carinho, educação e cuidados com a saúde são fatores essenciais para uma criança conquistar um desenvolvimento infantil saudável em vários aspectos. Entre os cuidados com a saúde que os pais devem ter com seus filhos, está o compromisso com as vacinas, que começa desde o nascimento do bebê. Ficar atento a elas, portanto, é uma das responsabilidades dos pais.
Desenvolvido pelo Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, o calendário de vacinação 2011/2012 pode ajudar no monitoramento das vacinas necessárias em cada idade. Para saber mais sobre quando levar seu filho para receber as vacinas, é importante que você converse com o pediatra dele e esclareça todas as dúvidas.
A partir do segundo semestre deste ano, o Calendário Básico de Vacinação da Criança passará por mudanças. Duas novas vacinas serão utilizadas a partir de agosto: a injetável contra a poliomielite, feita com vírus inativado, e a pentavalente, que protege contra cinco doenças com apenas uma dose.
A nova vacina contra poliomielite, com o vírus morto, será ministrada em paralelo com a campanha nacional de imunização, feita com as doses orais. A injetável será aplicada aos dois e quatro meses de idade, e a imunização oral será usada nos reforços, aos seis e quinze meses. Confira como ficarão as campanhas contra a poliomielite, de acordo com o Ministério da Saúde:
- 1ª etapa (16/06): todas as crianças menores de cinco anos receberão uma dose da vacina oral, ou seja, continua igual aos outros anos.
- 2ª etapa (em agosto) : Campanha Nacional de Multivacinação: todas as crianças menores de cinco anos deverão comparecer aos postos de saúde, com o Cartão de Vacinação. A caderneta será avaliada para a atualização das vacinas que estiverem em atraso.
Veja o calendário completo de vacinação já com as mudanças, clique aqui.