O momento do parto passou e, muito provavelmente, uma pergunta insiste em aparecer: "E agora, como faço para perder os quilos que ganhei durante a gestação?". Manter uma alimentação equilibrada aliada a exercícios físicos diários, sem esquecer-se da qualidade da amamentação, são hábitos fundamentais para conseguir atingir o peso ideal.
Durante o processo de emagrecimento, um especialista pode auxiliar para que nenhum destes três itens importantíssimos sejam deixados de lado: as necessidades maternas, a perda de peso e a cota imprescindível para a produção láctea. O ato de amamentar também se torna um aliado, pois é o principal responsável pela perda de peso no pós-parto, afinal ajuda na queima de calorias.
Atenção! É importante lembrar que, durante seis a oito semanas após o parto, a mulher passa pelo período puerperal, que encerra com o retorno da menstruação. Essa é uma fase em que mudanças fisiológicas, físicas e psíquicas estão em evidência. Portanto, não tenha pressa em perder peso, dê ao seu corpo as semanas necessárias para recuperação.
DICAS
Confira dicas simples e saudáveis para ficar em boa forma com segurança:
- Atenção nas escolhas alimentares: opte por grelhados e cozidos ao invés de frituras; acrescente frutas e legumes no seu dia-a-dia. Maçãs, laranjas, morangos, bananas e cenouras, por exemplo, são pobres em gordura, mas ricos em vitaminas e fibras.
- Pratique exercícios aeróbicos: com a orientação de um profissional, você saberá as formas mais eficazes de perder peso após o parto. Atividades aeróbicas durante, pelo menos, meia hora diária auxiliam no processo de emagrecimento.
-Faça pequenas refeições: ao invés de fazer três grandes refeições, coma cinco ou seis vezes por dia de forma balanceada e sem exageros- de preferência de três em três horas.
-Não se esqueça de consumir muita água: oito ou nove copos de água por dia são essenciais para eliminar as gorduras que você está perdendo. Bebidas contendo açúcar e calorias auxiliarão apenas na manutenção e (ou) no aumento do peso.