Depois do Carnaval, muitas pessoas precisam começar um processo de recuperação das energias perdidas durante a festa para seguir em frente com suas atividades. Se você passou os quatro, cinco ou seis dias de festa com muita atividade física e uma alimentação não regrada - como a imensa maioria dos que brincam o Carnaval - então o seu organismo deve estar precisando de um descanso.
Não é por outro motivo, aliás, que aparecem tantas doenças no período pós-Carnaval. Muita atividade física sem o devido descanso e uma alimentação inadequada baixam as defesas do organismo e nos deixam mais expostos a vírus e bactérias.
De qualquer forma, agora que o Carnaval acabou o que é preciso fazer é recarregar as energias. A melhor maneira para isso é descanso e boa nutrição. Procure evitar excesso de esforço físico e trate de recuperar suas energias com muita água e alimentos naturais, sobretudo frutas, verduras, legumes, cereais e leguminosas. Deixe de lado, pelo menos por enquanto, a bebida alcoólica e alimentos processados ou com muita gordura e carboidratos refinados.
Quem brinca o Carnaval geralmente perde muita água pelo excesso de suor e consumo de bebidas alcoólicas, que são diuréticas. Com isso, o organismo fica debilitado e necessitando de água. Por isso, aparecem sintomas como cansaço, fraqueza e dor de cabeça.
A melhor forma de repor os líquidos é simplesmente bebendo bastante água. Água pura mesmo é melhor do que sucos de frutas com muito açúcar ou bebidas industrializadas vendidas como a salvação da hidratação. A segunda melhor opção é água de coco, desde que tirada diretamente do coco (e não comprada em caixinhas).
No mais, a pedida é aproveitar o próximo final de semana para descansar. Filmes e livros são bons companheiros para esse dia de recuperação. Se as pernas foram muito exigidas durante o Carnaval, procure deixá-las um pouco para cima quando deitado.
Carnaval é um período de folia e excessos para muitas pessoas, mas é importante que isso seja apenas uma exceção e não regra. Agora que o ano começa de verdade para muita gente, está na hora de se cuidar!
Com informações dos sites \"Veja São Paulo\" e \"Eu me sinto bem\"