A expectativa média de vida do brasileiro deve aumentar dos atuais 75 para 81 anos de vida. Os números e as estimativas materializam a imensidão de dias que há para se viver após os 60 anos. Junto com eles, vem a necessidade de cuidar-se fisicamente e mentalmente para garantir que todos os dias sejam proveitosos. Uma das estratégias é descobrir novas atividades ou continuar trabalhando após a aposentadoria, isso ajuda a sentir-se integrado à sociedade e a evitar o tédio e a baixa autoestima. Há ainda diversas outras dicas eficazes para esta fase da vida, separamos seis delas. Confira!
O número de pessoas no país acima de 60 anos (definidas como "idosos" dentro da pesquisa) é de 13%, ou seja, dos 201,5 milhões habitantes, 26,1 milhões são idosos. Esses dados são da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com estimativas deste órgão, em 2060
DICAS
Confira dicas para garantir o envelhecimento com qualidade de vida:
- Encare a maturidade e a velhice como um processo natural e positivo, afinal, fazer de cada fase o melhor depende exclusivamente de você.
- Procure manter um bom relacionamento com amigos, familiares e colegas. Descobrir novas atividades ou continuar trabalhando são formas que ajudam a se sentir integrado à sociedade e a evitar o tédio e a baixa autoestima.
- Leve a sério as recomendações de praticar atividades físicas. Essa atitude ajuda a diminuir o declínio funcional e a perda de massa óssea. Exercícios físicos regulares também ajudam na prevenção de quedas.
- Se está aposentado, procure não ficar sem atividades. Coloque em prática um hobby deixado de lado por falta de tempo, realize um antigo sonho que foi deixado para trás, descubra novas aptidões e, se desejar, aprenda uma nova profissão.
- Conserve uma vida sexual ativa e segura, procurando apoio do seu médico ao sinal de alterações, lembrando que, com o processo de envelhecimento, algumas mudanças físicas são comuns tanto para os homens como para as mulheres.
Com informações da Unimed do Brasil