Férias escolares representam horários flexíveis e consumo frequente de comidas nada saudáveis. Mas, quando o assunto é alimentação dos filhos, todo o cuidado é pouco.
Um dos principais desafios das férias é conseguir driblar as guloseimas que tanto chamam a atenção das crianças, principalmente em passeios em shoppings.
Segundo a nutricionista do Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP, Paula Bacalhau, o importante é fazer substituições por alimentos mais saudáveis. "Por exemplo trocar o refrigerante, rico em açúcar e com grande quantidade de ácido que impede a absorção de cálcio, por água de coco ou suco é uma substituição saudável", explicou.
A especialista lembra que o ideal não é impedir que a criança se alimente de alguma guloseima, mas ensiná-la a comer esses alimentos com moderação. Ela explica que é importante tentar conservar os horários das refeições como o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
"A dieta alimentar das crianças deve ser leve. Deve conter frutas, verduras, legumes, grelhados, assados e refogados. Para estimular o consumo desses alimentos, a dica é investir nas cores e formas dos alimentos para atrair a atenção dos pequenos, com por exemplo uma salada de frutas bem colorida", explicou.
DICAS
Confira algumas dicas para cuidar da saúde e alimentação dos pequenos:
- Reorganize os horários das refeições de acordo com as atividades durante o dia;
- Mesmo que a criança acorde mais tarde, não faça do almoço a sua primeira refeição. Ela precisa comer algo leve antes e depois seguir o horário a cada de 3 horas. Ex: Iogurte, suco ou vitamina de fruta com cookies integrais;
- Ofereça muito líquido para mantê-la hidratada. Além de água, experimente sucos naturais e água de coco. Evite refrigerantes e refrescos em pó;
- Aposte nas frutas picadas, biscoitos ou bolachas integrais, sanduiches naturais, bolos de frutas, pão de queijo, picolé de fruta. Não compre para casa alimentos não saudáveis. Deixe as "guloseimas" para uma vez no final de semana.
RECEITA DE PIPOCA NO MICRO-ONDAS
Um dos lanches preferidos da criançada, a pipoca pode ser preparada de um modo saudável e rápido, no micro-ondas. Veja abaixo uma receita ensinada pela nutricionista Paula Bacalhau de pipoca sem óleo:
Você vai precisar:
- Milho de pipoca
- Saco de papel (do tipo que tem na padaria)
- Sal
Modo de preparo:
Coloque duas xícaras de milho de pipoca no saco e algumas pitadas de sal. Feche a ponta do saco. Coloque 2 minutos no micro-ondas. Atenção, esse tempo pode variar de acordo com a potência do equipamento. Para saber se está pronta, o tempo de estouro entre uma pipoca e outra deve ser superior a dois segundos.