Notícias

Confira dicas para ajudar seu filho ter um boa noite de sono

Publicada em 08/04/2015 às 11h

Especialistas alertam que ausência de rotina está entre fatores que mais prejudicam sono Especialistas alertam que ausência de rotina está entre fatores que mais prejudicam sono

Seu filho costuma acordar diversas vezes ao longo da noite ou possui dificuldade para dormir? Especialistas alertam que a ausência de ritmo diário está entre os fatores que mais prejudicam bebês e crianças antes e durante o sono. Dormir bem é determinante para preservar o relógio biológico e promover o crescimento. Além do mais, uma boa noite de sono para a criança gera também, automaticamente, uma noite de sono mais tranquila para os pais.

Desde a fase de lactente (antes de completar dois anos de idade), determinados hábitos saudáveis, quando cumpridos, repercutirão de forma positiva no sono da criança. As ações podem parecer extremamente simples, mas possuem influência direta para evitar interrupções ao longo da noite. Separamos seis importantes dicas para colocar em prática, observe se elas já estão sendo aplicadas.

DICAS:

Confira seis dicas para uma noite de sono tranquila:

- Crie uma rotina, alimente a criança e coloque para dormir em horários específicos todos os dias;

- Tenha cautela com alimentação antes da criança dormir, evite excesso de comida ou alimentos pesados:

- Fique atento ao ambiente em que a criança dorme, evite claridade e barulhos (inclusive melodias, desligue assim que a criança pegar no sono);

- Ao invés de atender ao primeiro choro da criança à noite, aguarde. Ela pode voltar a dormir espontaneamente;

- Caso o choro persista, conforte a criança e saia de perto novamente, sem brincar com ela ou alimentá-la;

- Se o choro permanecer constante, procure seu pediatra de confiança e verifique se a criança está com algum problema a mais, que possa causar um sono intraquilo - terrores noturnos, rinite alérgica, hipertrofia das vegetações adenoides, etc.

Com informações da Unimed do Brasil