A pressão arterial atinge, em média, 25% da população brasileira adulta. O percentual sobe para mais de 50% após os 60 anos de idade e ocorre em 5% das crianças e adolescentes do país. Prevenir e controlar a pressão são as formas mais eficazes de evitar graves consequências como infartos, derrames e insuficiência renal terminal.
A doença pode aparecer de forma silenciosa, sem sintomas aparentes. Esse fator atrapalha o diagnóstico da hipertensão arterial o qual, muitas vezes, só ocorre quando aparecem complicações. A forma mais eficaz de descobrir a hipertensão é aferindo a pressão regularmente (no mínimo, uma vez por ano).
A pressão alta caracteriza-se quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal. O normal é quando a máxima está em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio, popularmente conhecido como 12 por 8.
FATORES DE RISCOS
Diversos fatores podem fazer com que os vasos nos quais o sangue circula se contraiam e provoquem um aumento da pressão sanguínea. Entre os principais fatores de risco da hipertensão arterial estão: