Usar protetor solar e beber muita água são essenciais para garantir a segurança de quem gosta de aproveitar o verão nas praias. Mas, ao tomar banho de mar, é preciso um cuidado adicional para evitar acidentes com as águas-vivas e tirar o melhor proveito das horas de lazer.
O acidente acontece quando a pessoa tem contato com o veneno presente nos tentáculos da água-viva, o que provoca ardência e dor intensa. Pessoas mais sensíveis ou alérgicas podem ter reações mais severas, como náuseas, vômitos ou dificuldade para respirar.
A recomendação é que, antes de entrar no mar, o veranista se informe sobre como está a situação da praia e qual local é mais indicado para o banho. A dúvida pode ser esclarecida pelo Corpo de Bombeiros ou até mesmo em sites especializados.
FIQUE ATENTO E APROVEITE
Confira, abaixo, algumas orientações para evitar acidentes com águas-vivas e, em caso de contato com elas, sobre como proceder:
- Esteja sempre em área protegida por guarda-vidas;
- Pergunte ao guarda-vidas se há grande incidência desses animais marinhos no local e, se houver, evite entrar no mar;
- Não toque nas águas-vivas, mesmo aquelas que estejam aparentemente mortas na areia da praia;
- Entre no mar até a altura máxima de água na cintura;
- Se você sentir ardência na pele, saia imediatamente da água;
- Lave o local com água do mar sem esfregar as mãos na área afetada (nunca lave com água doce ou outra substância, como álcool e urina).
- Aplique vinagre na área atingida. Isso ajuda a neutralizar a ação da toxina;
- Casos mais graves (com grande área corporal atingida e pessoas alérgicas) devem ser encaminhados ao hospital para tratamento.
Com informações da Agência Brasil