• Início
  • Notícias
  • Confira benefícios de peixe para o bom funcionamento do organismo

Notícias

Confira benefícios de peixe para o bom funcionamento do organismo

Publicada em 20/04/2014 às 07h

Peixes têm poucas calorias e ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue Peixes têm poucas calorias e ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue

Para a dieta do homem, os peixes apresentam diversas vantagens, pois são leves, têm poucas calorias e ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue. Eles possuem, praticamente, todos os nutrientes necessários para suprir a demanda do organismo, como cálcio, fósforo, ferro, iodo, cobalto e as vitaminas A, B1, B2 e D.

Mas, o que mais chama atenção nos peixes são os óleos ômega 3. Este tipo de gordura - ácido graxo essencial - é benéfica à saúde, pois diminui os riscos de doenças cardíacas e arteriosclerose e ajuda na renovação celular, no desenvolvimento cerebral e no combate às inflamações.

Além disso, o ômega 3 trabalha como auxiliar no tratamento de depressão, ansiedade, problemas do sono, pressão alta, alívio de dores causad

as pela artrite reumatoide e protege a pele contra os raios ultravioletas.

Dicas

Muito cuidado na hora da compra do peixe e no armazenamento. Confira abaixo dicas que vão ajudar a escolhe o peixe e mantê-lo saudável:

-Peixe Fresco: Possui carne branca ou rosada, resistente a pressão dos dedos; odor característico; escamas bem presas a pele; guelras úmidas de cor rosada, quase vermelha; olhos salientes, brilhantes, transparentes e sem manchas.

-Cuidados na Compra: Observe se o peixe está conservado adequadamente no momento da compra, não sendo aconselhável comprá-lo se estiver fora do gelo, exposto ao sol ou a insetos.

-Conservação: Deve ser em geladeira ou congelador. Para melhor conservá-lo, tempere com sal e limão. Depois de limpo, deve consumido o mais rápido possível. No congelador, sua validade possa chegar a três meses.

- Manter qualidade: Para manter todas as qualidades do peixe, existem algumas dicas. Para descongelar, tire-o do congelador e deixe-o na geladeira, na noite anterior ao preparo. O peixe pode estragar se for descongelado em água corrente. Se for prepará-lo cozido ou ensopado, pode tirá-lo do congelador e levá-lo direto para a panela. Depois de descongelar, o peixe não pode ser novamente congelado. E depois de descongelado, deve ser consumido rapidamente, evitando riscos de contaminação. Ao limpar o peixe, aproveite a cabeça e o espinhaço para preparar pirão, sopas, muquecas e bolinhos e as ovas para farofas e recheios. E, para retirar o odor do peixe, esfregue limão nas mãos e utensílios. Usar suco de limão no tempero do peixe, deixa-o mais macio e saboroso.