A qualidade do sono interfere diretamente no funcionamento do corpo durante todo o dia. Entre os problemas que podem ocorrer após uma noite mal dormida, estão perda de memória, dificuldade de concentração, irritabilidade e aumento da liberação de cortisol e ACTH, que são hormônios relacionados ao estresse.
A média de horas ideal de sono varia de seis a oito, de acordo com a necessidade de cada organismo. Portanto, fique atento: dormir bem não significa passar 12 horas na cama, mas, sim, percorrer todos os estágios do sono para descansar de verdade.
DICAS
Fique por dentro de algumas dicas para tirar o melhor proveito do seu descanso
1- Durma o suficiente para repor as energias e garantir a liberação do hormônio de crescimento, o GH, essencial para troca e regeneração celular.
2- Beba moderadamente e coma alimentos leves, ou em menor quantidade, no mínimo até três horas antes de se deitar. Evite aqueles que promovem o aumento dos níveis de insulina (acionando, assim, o metabolismo) e que podem influenciar na qualidade do sono.
3- Durante todo o dia, uma dica importante é ingerir bastante água e sucos naturais frescos. Outra boa opção é a água de coco, sobretudo no verão intenso.
4- Durma em locais bem ventilados, com roupas leves e com travesseiros adequados ao seu biótipo (o ideal é aquele que preenche completamente o espaço compreendido entre a cabeça e o colchão).
5- Para que haja um descanso completo do corpo e da mente é preciso silêncio e concentração. Antes de dormir, faça uma rápida sessão de alongamento, que é uma ótima forma de relaxar e evitar dores no corpo. Pratique-o com movimentos tranquilos e, sobretudo, com regularidade.
Com informações do site "Eu me sinto bem"