• Início
  • Notícias
  • Confira algumas dicas importantes para perder peso e ganhar saúde

Notícias

Confira algumas dicas importantes para perder peso e ganhar saúde

Publicada em 06/06/2011 às 00h

Sessões de alongamento e caminhada ajudam no início das atividades físicas Sessões de alongamento e caminhada ajudam no início das atividades físicas

Você acaba de chegar na praia com as amigas e todas estão se preparando para cair na água. Tudo ia bem, até que chega à hora de tirar a blusa e o shorts. É justamente nesse momento que aqueles quilinhos a mais – que durante todo o ano você prometeu que iria perder –, finalmente vão te incomodar. Então, por que buscar o equilíbrio e saúde somente durante o verão, se temos outros nove meses em que as necessidades serão as mesmas para uma vida saudável?”

Começa então uma corrida para emagrecer. Esse processo muitas vezes inclui matricular-se numa academia e fazer dietas malucas. Mas, será que isso funciona? Na verdade, essa fórmula de “exercícios + grandes dietas”, não é nada aconselhável. O sedentarismo deixa o corpo com uma menor capacidade de resposta em situações de sobrecarga.

Nós não suportamos esforços por muito tempo e acabamos cansando mais fácil. Especialistas na área da medicina esportiva explicam que nesta situação, privar o nosso organismo já debilitado pela restrição de alguns nutrientes, irá apenas acelerar um processo de desnutrição, o que pode até resultar em perda de peso, mas não em ganho de saúde.

Para quem está saindo do sedentarismo, o mais indicado é, antes de tudo, procurar um profissional da saúde. Nesta avaliação o profissional poderá estabelecer um programa de exercícios individuais, com base nas preferências e necessidades de quem o procura. Se você resolveu iniciar as atividades físicas por conta própria, é importante estar atento a alguns detalhes. É comum entre os atletas de primeira viagem sentir um leve incomodo após as primeiras seções de exercícios. Esse processo é até certo ponto normal, mas deve ser analisado com cuidado.

DOR E LESÃO

Sentir um desconforto na musculatura, principalmente em alguns grupos musculares não muito utilizados ou nos quais existam adaptações ao sedentarismo (como encurtamentos e restrição de mobilidade) é algo esperado para a capacidade física do  “novo atleta”. Porém, a dor mantida após algumas horas do término da atividade é algo que pode ser sinal de alguma lesão não percebida que pode ser piorada pelo exercício.

Caso essa dor apareça durante a atividade física, e impeça ou limite a execução dos movimentos, deve-se interromper imediatamente a sua prática. Uma boa saída nesses casos é aplicar compressa com gelo nas primeiras horas após o surgimento da dor. Se mesmo assim ela persistir, ou vier acompanhada de limitação funcional ou edema importante no local, é necessária a avaliação médica imediata. As lesões mais comuns nos sedentários são as musculares. Porém, elas dependem da modalidade executada e, na maioria das vezes, podem ser prevenidas pela execução de alguns cuidados detectados na avaliação inicial.

INÍCIO

Uma alternativa interessante para quem está começando uma atividade física é a caminhada. Para a medicina esportiva, o ato de caminhar é bastante natural para o ser humano e incrementá-lo, aumentando o tempo de execução ou velocidade, normalmente é algo facilmente tolerado e passível de controle de execução. Além do mais, pelo fácil acesso e baixo custo, é um exercício físico plenamente recomendável e habitual integrante dos programas de condicionamento físico.

Mais do que simplesmente perder peso, entrar em forma exige que todo o corpo entre em equilíbrio, o que irá acelerar o metabolismo, melhorando a disposição física e mental. Esse processo resultará numa readequação muscular e funcional. Uma alimentação saudável vai ofertar ao nosso corpo a quantidade e qualidade de nutrientes para atender a necessidade de nosso organismo.

 

Fonte: Unimed do Brasil